• Folhinha

    Sunday, 28-Apr-2024 16:51:27 -03

    Emília palmeirense? Otavio Frias Filho escreve sobre a biografia da boneca

    OTAVIO FRIAS FILHO
    DIRETOR DE REDAÇÃO

    11/10/2014 00h01

    Emília, a boneca de pano inventada por Monteiro Lobato, tem agora uma biografia. A autora Socorro Acioli leu tudo sobre a turma do Sítio do Picapau Amarelo para contar a vida da boneca.

    Engraçado é que Emília, sempre vaidosa, já tinha começado suas memórias, uma biografia em que a pessoa conta sua própria vida. Mas logo cansou e mandou o Visconde continuar o trabalho.

    E o Visconde escreveu certas verdades –que a boneca era egoísta e mandona–, o que deixou a biografada furiosa. Isso está no livro "Memórias de Emília", de Monteiro Lobato.

    Divulgação
    Ilustração do livro "Emília - Uma Biografia Não Autorizada da Marquesa de Rabicó"
    Ilustração do livro "Emília - Uma Biografia Não Autorizada da Marquesa de Rabicó"

    Esta nova biografia é mais completa. Conta o nascimento da boneca, feita com pedaços de pano por Tia Nastácia para Narizinho. Conta como foi que ela começou a falar sem parar depois de engolir as pílulas do Dr. Caramujo e como foi virando gente.

    Além de recordar suas aventuras, o livro dá detalhes curiosos. Emília media uns 30 centímetros, era palmeirense e seu prato predileto eram croquetes tostados.

    Divulgação

    Ela é sempre divertida, decidida e espertíssima. Mas o mais legal nela é que tem suas próprias opiniões. Em que você acredita? "No meu miolo (cérebro)", Emília respondeu. Quem é você? "Eu sou a independência ou morte!"

    "EMÍLIA - UMA BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DA MARQUESA DE RABICÓ"
    AUTORA Socorro Acioli
    EDITORA Casa da Palavra
    PREÇO R$ 39,90
    INDICAÇÃO a partir de 9 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024