• Folhinha

    Sunday, 05-May-2024 17:00:06 -03

    'A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília' leva javali e time de craques ao teatro

    MÔNICA RODRIGUES DA COSTA
    DA PUBLIFOLHA

    22/11/2014 00h01

    Fica em cartaz até o fim do mês, em São Paulo, "A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília", com direção da craque Carla Candiotto, do grupo Le Plat du Jour, e com a Cia. Delas, que montou a premiada peça "Histórias por Telefone".

    O enredo começa quando Tônio, um filhote de urso, pede ao pai para dormir fora de casa e desaparece. O líder dos bichos, Rei Leôncio, e sua família saem à procura do caçula. O mascote foi capturado por dois caçadores que o venderam para o circo.

    Na época em que se passa a história, o picadeiro apresentava números com animais amestrados, diferentemente dos dias atuais, na maioria dos países, que proíbe bichos nos circos.

    As cinco atrizes no palco estão vestidas como se fossem animais de pelúcia enormes e se apresentam como ursos da Sicília, que brincam e cantam com sotaque italiano.

    Ligia Jardim/DIvulgação
    Personagens da peça "A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília"
    Personagens da peça "A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília"

    Com diálogos, cantigas e versos, a família de ursos vai procurar Tônio na cidade. Talvez lá seja um lugar melhor para viver. Os ursos andam com passos pesados e cantam pelo caminho sua música de viagem.

    Enquanto isso, o sábio Ambrosis adivinha o futuro no laboratório e diz: "Algo macio, marrom, peludo e fofo, um inimigo perigoso, vai invadir o reino".

    Ninguém acredita nele, e Ambrosis é expulso da cidade do Grão-Duque. Verinha, sua varinha mágica, consola o cientista. A amiga lhe concede três últimos pedidos, que o mago guarda para a aposentadoria.

    Nesse momento há uma reviravolta na narrativa. Para não perder a surpresa, você descobre qual é se assistir ao espetáculo ou ler o livro em que é baseado, do jornalista e escritor italiano Dino Buzzati.

    BONECOS E CIRCO

    O espetáculo tem várias peripécias e algumas cenas circenses, já que, durante a jornada, os ursos vão parar no circo.

    As atrações do picadeiro incluem bailarinas francesas, engolidor de espadas e pulgas amestradas. As atrizes estão bem engraçadas nos papéis dos ursos, dos artistas circenses e até de bandidos, que provam que o bem sempre vence o mal.

    Quando os ursos chegam à cidade da Sicília, Leôncio se torna rei de lá também. A aventura se desenvolve com mais surpresas, em especial, quando aparece um terrível javali.

    O cenário parece teatro de brinquedos ("toy theatre"), só que gigante, com montanhas azuladas ao fundo, que mudam de cor no desenrolar da trama. Há também cenas de teatro de bonecos. A passagem de Ambrosis no laboratório de previsões, por exemplo, ocorre em um pequeno castelo de papel.

    PARA CONFERIR

    "A FAMOSA INVASÃO DOS URSOS NA CECÍLIA"
    ONDE Teatro Alfa - r. Bento Branco de Andrade Filho, 722
    QUANDO sáb. e dom., às 17h30; até 30/11
    QUANTO R$ 15 a R$ 30

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024