• Folhinha

    Saturday, 04-May-2024 09:49:59 -03

    Mãe cria desenhos a partir de rabiscos da filha de dois anos; veja imagens

    DE SÃO PAULO

    16/12/2014 06h55

    É certo que uma criança com uma caneta e uma folha de papel na mão se diverte bastante, certo?

    Não é diferente com Eve, 2. Mas os seus desenhos não foram parar em uma gaveta ou estão espalhados por sua casa, em Toronto, no Canadá.

    Ela e sua mãe, Ruth Oosterman, 27, começaram uma parceria e hoje os desenhos feitos pelas duas podem ser vistos na internet. Ruth calcula que devem ter feito, no mínimo, dez trabalhos juntas.

    Como artista, Ruth contou por e-mail à "Folhinha" que tinha vontade de criar um projeto de colaboração com a sua filha, mas achou que ela precisasse crescer um pouco mais, para que pudesse se comunicar melhor. Não foi necessário. "Dei a ela uma caneta preta e, conforme a observava, via um desenho tomando forma. Essa acabou sendo a nossa primeira ilustração, chamada 'O Barco Vermelho'", conta (veja na galeria).

    A artista afirma que já viu muitas colaborações entre artistas, mas apenas uma entre mãe e filha. "A mãe desenhava os rostos e sua filha, de quatro anos, completava com o restante. Muito lindo", diz.

    Segundo Ruth, Eve desenha desde que aprendeu a segurar um lápis. "Acho que todas as crianças nascem com uma paixão por criar e desenhar", diz.

    Ela costuma sentar com a filha enquanto Eve desenha. "Às vezes, ela me explica exatamente o que está desenhando e o porquê. E é essa informação que eu uso para mesclar com a minha imaginação. Meu objetivo não é criar qualquer pintura a partir dos desenhos dela, mas incorporá-la o máximo possível ao trabalho."

    Algumas ilustrações são finalizadas no mesmo dia, outras são deixadas de lado até que elas tenham tempo para terminar.

    O processo de criação, no entanto, varia. Nem sempre Eve faz a primeira parte de um desenho. Em um dos projetos, Ruth começou fazendo um esboço de um leão e as duas pintaram juntas (veja no vídeo abaixo).

    A parceira, para ela, tem sido gratificante: "Ver o jeito que ela pinta sem hesitação tem mudado o jeito como eu pinto. Estou aprendendo a abraçar os erros". E completa: "A parceria criou um vínculo forte entre nós e tem nos ensinado lições de paciência e reforçado nossa imaginação."

    Elas já venderam 5 desenhos originais, o restante Ruth está guardando para quando Eve crescer. As ilustrações podem ser vistas no Facebook, YouTube e no blog "The Mischievous Mommy" e cópias compradas pelo site Etsy. Cada desenho tem um valor. O primeiro feito pelas duas, "O Barco Vermelho", custa em torno de R$ 95.

    Ruth, no entanto, está ansiosa para organizar uma exposição de arte com as obras em 2015.

    Veja abaixo um vídeo que mostra o processo de colaboração entre Eve e Ruth:

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024