• Folhinha

    Thursday, 02-May-2024 12:11:45 -03

    Em novo parque de SP crianças 'trabalham' e fazem compras

    BRUNO MOLINERO
    DE SÃO PAULO

    20/12/2014 00h01

    Logo na entrada, um guichê da TAM. Nele, a atendente dá boas-vindas e avisa: "Agora você tem que ir ao Bradesco". Depois, é a vez de acertar o visual na barbearia da Bozzano, montar hambúrgueres no Burger King...

    É assim, misturando imaginação e marcas do mundo real, que o novo parque KidZania chega a São Paulo neste sábado (20). O espaço, que ocupa o local onde ficava o parque da Mônica, no shopping Eldorado, simula uma cidade onde as crianças podem escolher entre mais de 70 atividades e gastar dinheiro fictício, chamado de kidZo.

    As crianças podem "trabalhar", fazer compras, jogar futebol etc.

    De tempo em tempo, toca uma sirene. O hotel da cidade está em chamas (de mentirinha, claro). É a vez de as crianças que estão no papel de bombeiros, policiais, médicos e jornalistas, entrarem em ação. Os repórteres saem, com seus blocos de anotação e câmeras fotográficas, da Folha, que dá marca à Redação da minicidade. "Nunca tinha visto um parque assim. É tudo faz de conta, mas parece realidade", diz João Victor Bonfim, 6.

    Giovanna Batista, 10, concorda. "Até esquecemos que é brincadeira."

    A parte preferida da menina foi participar do transplante de fígado do hospital, que ainda não tem marca. "Mas nada impede que surjam novas parcerias", diz o presidente da KidZania Brasil, Emilio Medina.

    "Não expomos as marcas de forma agressiva. A ideia é que a brincadeira tenha toque de realismo", afirma, sobre a presença de empresas no espaço. "Os pais é que devem saber [ensinar às crianças] o limite."

    Para o psiquiatra José Belizário Filho, da Sociedade Brasileira de Pediatria, porém, esse contato pode não ser positivo. "A criança precisa ser protegida, ela ainda não percebe que existe uma empresa cheia de interesses e isso pode estimular o consumo", opina.

    "Até percebi que está cheio de marcas, mas, para mim, não faz diferença", disse Juan Emanuel, 7, depois de participar de uma oficina de pintura da Faber-Castell.

    KIDZANIA
    ONDE shopping Eldorado - av. Rebouças, 3.970
    QUANDO diariamente, das 9h às 14h e das 15h às 20h
    QUANTO de R$ 100 a R$ 190 (adultos, de R$ 50 a R$ 70)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024