• Folhinha

    Tuesday, 30-Apr-2024 06:06:48 -03

    Crianças contam quais brincadeiras estão no dia a dia dos extremos de SP

    JÚLIA BARBON
    RAFAEL GÓMEZ
    DE SÃO PAULO

    24/01/2015 00h01

    Editoria de Arte/Folhapress

    Neste domingo (25), a cidade de São Paulo completa 461 anos de fundação.

    Para celebrar a data, a "Folhinha" foi até os quatro bairros que ficam nos extremos norte, sul, leste e oeste da cidade para saber como vivem e do que brincam as crianças. Conheça as histórias delas clicando nos nomes dos bairros abaixo.

    Confira também as curiosidades sobre a "terra da garoa" clicando aqui.

    *

    TREMEMBÉ - ZONA NORTE

    Surgiu em 1890, ao pé da serra da Cantareira, na zona norte. Ainda guarda áreas preservadas de Mata Atlântica, como nos parques estaduais Alberto Löfgren (Horto Florestal) e da Cantareira. É possível encontrar espécies de animais ameaçadas de extinção. Tucanos e macacos andam aos bandos.

    *

    CIDADE TIRADENTES - ZONA LESTE

    Antes de serem compradas pela prefeitura, as terras desse distrito, no extremo leste de São Paulo, pertenciam à fazenda Santa Etelvina. A partir de 1980, foram construídos o bairro e cerca de 40 mil apartamentos em conjuntos habitacionais, deixando poucas áreas de mata nativa.

    *

    ENGENHEIRO MARSILAC - ZONA SUL

    O extremo sul da cidade tem sua origem em 1829, quando famílias alemãs se instalaram na região. Um século depois, uma estação ferroviária fez com o local se desenvolvesse. Mais perto do litoral que do centro de São Paulo, Marsilac tem apenas uma linha de ônibus. De alguns pontos, é possível ver o mar.

    *

    RAPOSO TAVARES - ZONA OESTE

    A região começou a ser povoada porque era rota para os bandeirantes e jesuítas que viajavam em direção ao interior do Brasil. O distrito tem esse nome justamente por causa de um desses viajantes, Antônio Raposo Tavares. Hoje, o local abriga mais de cem mil pessoas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024