• Folhinha

    Sunday, 05-May-2024 23:26:17 -03

    Menino de sete anos procura consultoria para abrir fábrica de robôs

    DE SÃO PAULO

    27/01/2015 07h30

    João Pedro Simões Lamim, de apenas sete anos, resolveu juntar em uma só ideia duas habilidades que aprendeu na escola: empreendedorismo e robótica.

    O menino quer abrir uma fábrica de robôs e, para isso, procurou a ajuda do Sebrae –instituição que presta serviço de apoio a micro e pequenas empresas– em Mogi da Cruzes (SP).

    "Quero produzir robôs gigantes que soltem raios laser ou mísseis pelos olhos para salvar o mundo de ladrões e bombas", disse João Pedro em entrevista à "Folhinha".

    Seus pais, que são empresários e costumam fazer cursos no Sebrae, um dia levaram o menino até a instituição. "Ele começou a fazer muitas perguntas ao analista sobre como abrir um negócio", conta sua mãe, Fabiana Simões.

    Na escola que frequenta, em Suzano, cidade na Grande São Paulo, o garoto tem aulas regulares de robótica e já participou de uma feira de empreendedorismo. "Vendi cebolinha, manjericão, hortelã e suco de abacaxi. Eu mesmo plantei as ervas."

    Para realizar seu sonho, João Pedro já guarda no cofrinho o dinheiro que ganha de seus avós, mas diz não saber quanto acumulou até agora (veja aqui dicas de especialistas para economizar).

    Quando o consultor perguntou como o menino faria para juntar mais dinheiro –em uma conversa de mais de uma hora de duração–, a resposta saiu da ponta da língua: "Vou trabalhar com os meus pais."

    Sua mãe administra uma copiadora com o marido há mais de 20 anos. "Gosto de ver as máquinas trabalhando e de olhar meu pai atendendo os clientes", conta o garoto.

    João Pedro já tem até um sócio. "Falei para um amigo e ele quis trabalhar comigo. Às vezes a gente briga e desfaz a sociedade. Mas depois fazemos as pazes de novo", diz.

    A meta dele é clara: "Vou abrir a fábrica com 21 anos, antes de ter filhos."

    Colaborou JÚLIA BARBON

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024