• Folhinha

    Monday, 06-May-2024 12:11:14 -03

    Bichos agem como gente em livro que conta história da criação do mundo

    REINALDO JOSÉ LOPES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    28/03/2015 00h01

    Quando uma história se inicia com palavras como "no começo" ou "no princípio", muita gente logo pensa nas narrativas da criação, ou seja, nas histórias que contam como o mundo surgiu e ficou do jeito que é hoje.

    "As Garras do Leopardo", escrito pelo nigeriano Chinua Achebe, é um exemplo –mas não pense que as coisas que ele tem a dizer valem apenas para o passado.

    Como acontece em outras histórias sobre o princípio do mundo, nesta aqui os bichos agem como gente: fazem plantações, moram em vilarejos e constroem casas. Têm até um rei, que não é o leão, mas o leopardo.

    Divulgação
    Folhinha - Ilustação do livro "As Garras do Leopardo" ORG XMIT: AGEN1503241627003458 ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ilustação do livro "As Garras do Leopardo"

    Só que, na época em que se passa a história, esse felino não tinha dentes nem garras afiadas –nenhum bicho tinha de matar e comer outros para sobreviver.

    A trama fica interessantíssima (e muito sombria) quando o único animal dotado de "armas" naturais, os tais dentes e garras, resolve desafiar o leopardo e desfazer a harmonia que reinava entre os bichos.

    Não conto o que acontece depois para não estragar a surpresa, mas é difícil não ver a semelhança entre o desfecho e o que acontece em outras histórias da criação nas quais o mundo, originalmente um lugar de paz, é tomado pela violência.

    Divulgação

    O importante desse tipo de história, mais do que imaginar o passado, é apontar jeitos de consertar o futuro.

    "AS GARRAS DO LEOPARDO"
    AUTORES Chinua Achebe e John Iroaganachi (tradução Érico Assis)
    EDITORA Companhia das Letrinhas
    PREÇO R$ 33
    INDICAÇÃO a partir de 7 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024