• Folhinha

    Saturday, 27-Apr-2024 19:52:11 -03

    Menino de 7 anos vira líder budista e ganha exposição em SP; veja fotos

    BRUNO MOLINERO
    DE SÃO PAULO

    30/03/2015 07h06

    Três da manhã e, apesar do frio intenso, 4.000 monges budistas estão acordados no templo que fica nas montanhas de Kham, região do Tibete, na China. Uma hora depois, o garoto Tsering Dorje, 7, aparece no lugar e começa a entoar uma reza decorada de mais de dez minutos.

    A cena é descrita por Renato Amoroso, diretor de filmes e fotógrafo, que foi convidado para acompanhar a cerimônia, em julho de 2014. Aos seis anos de idade, quando foi reconhecido como a reencarnação de um importante líder budista, o menino foi transformado em um lama, mestre do budismo tibetano.

    "Nunca tinha visto uma cerimônia daquelas. O garoto era tratado como se fosse um chefe de Estado e agia como se fosse o mestre de todos aqueles monges há muitos anos", conta Amoroso, que é budista e foi convidado para acompanhar o evento com um grupo de outros ocidentais.

    O budismo tibetano acredita em reencarnação, ou seja, que o espírito retorna à Terra depois da morte. O lama é um dos chefes do budismo, geralmente por ter evoluindo muito seu espírito, fazendo coisas boas, nutrindo sentimentos bons e estudando bastante. O menino Tsering seria a volta do espírito de Denma Gonsar Rinpoche, morto em 2005.

    "O menino reconheceu alguns objetos e soube fazer determinadas rezas de cabeça: foi assim que eles identificaram a reencarnação. Além de terem visto alguns sinais específicos na testa dele", diz Amoroso. "Não sei se ele é a volta do lama, mas eles encontraram um menino muito diferente."

    De acordo com o fotógrafo, que registrou toda a cerimônia, o garoto não pareceu inseguro em nenhum momento nem perdeu a concentração, mesmo com a pressão de se tornar líder budista tão novo. "Mais tarde, ele fez a mesma cerimônia, num lugar aberto, para mais de 100 mil pessoas que foram à cidade apenas para ver aquele menino de sete anos", completa Amoroso.

    Após as festividades, que duraram uma semana, Tsering Dorje passou a morar e estudar no templo, mas seus pais poderão sempre visitá-lo.

    O registro da cerimônia feito pelo fotógrafo pode ser visto na revista "National Geographic Brasil" do mês de abril e em uma exposição gratuita que será aberta em São Paulo.

    Filipe Rocha/Editoria de Arte/Folhapress

    PARA CONFERIR

    Exposição "Menino de Ouro"
    QUANDO de 8 a 26 de abril; diariamente das 8h às 18h
    ONDE Praça Victor Civita - Rua do Sumidouro, 580
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024