• Folhinha

    Monday, 29-Apr-2024 05:02:08 -03

    Coleção apresenta textos e vídeos sobre diferentes povos indígenas

    GABRIELA ROMEU
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    18/04/2015 00h01

    Desde menina, Rita Carelli acompanha os pais em trabalhos em aldeias de povos indígenas. Tem como lembrança da infância a imagem do irmão virando um "menino-pássaro" num ritual dos índios craós.

    Ela é uma das autoras da coleção "Um Dia na Aldeia" (Cosac Naify), que traz em textos, ilustrações e filmes a diversidade indígena do Brasil, onde existem mais de 240 grupos e um total de 200 línguas diferentes.

    "Cada povo tem suas próprias tradições, seu idioma e jeito de ser. Uns são mais festeiros, outros mais sérios. Uns são mais guerreiros, outros gostam mesmo de brincar e dar risada", conta a escritora.

    Divulgação
    FOLHINHA - Ilustração do livro "Depois do Ovo, a Guerra" ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
    Ilustração do livro "Depois do Ovo, a Guerra", que faz parte da coleção "Um Dia na Aldeia"

    Foram documentários feitos pela ONG Vídeo nas Aldeias que deram origem à coleção. As obras trazem os filmes, que são a parte mais saborosa da história.

    Um dos títulos imperdíveis é "Das Crianças Ikpeng para o Mundo" (R$ 39,90), com texto e ilustrações de Rita Carelli. Na aldeia, o dia começa e termina com "tchibum" no rio, com uma parada para comer beiju com peixe.

    A coleção é um convite para conhecer o cotidiano das crianças indígenas. "Elas estão sempre próximas aos pais e aos mais velhos da aldeia, com quem aprendem sobre o trabalho e as histórias de seu povo", explica Ana Carvalho, que fez a adaptação de "Depois do Ovo, a Guerra".

    No livro, o povo panará relembra uma de suas piores guerras contra os inimigos txucarramães.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024