• Folhinha

    Thursday, 02-May-2024 05:53:58 -03

    Saiba o que é braille, audiodescrição e outros recursos para cegos

    DE SÃO PAULO

    02/05/2015 00h01

    Você já se perguntou como crianças que são cegas conseguem ler ou escrever? A resposta está nas mãos e nos ouvidos. É com essas duas partes do corpo que as pessoas que não enxergam contam e leem histórias.

    A "Folhinha" organizou uma roda de leitura com cinco crianças com deficiência visual, que explicaram como fazem para "ver" as palavras. Entenda alguns recursos abaixo.

    *

    O QUE É BRAILLE?
    É um sistema que permite que deficientes visuais leiam e escrevam. Nele, letras e ilustrações viram pontos em alto relevo no papel, pelos quais o cego passa os dedos. Com o uso do tato, ele consegue entender o que está representado. No alfabeto, cada letra é uma sequência diferente desses pontinhos.

    COMO SE ESCREVE?
    Pode-se usar uma máquina de escrever especial ou fazer as os pontos em alto relevo à mão –com a ajuda de uma agulha que perfura o papel e uma régua específica. Esse instrumento é chamado de reglete.

    AUDIOLIVRO
    Outra opção de livro para cegos é o "livro falado" –que vem com gravação em que um narrador lê todo o texto em voz alta.

    AUDIODESCRIÇÃO
    É quando um locutor descreve uma ilustração de um livro ou uma cena de um filme. Por exemplo: "Robin Hood está vestindo camisa branca".

    *

    Esta reportagem e todos os textos da Folha têm versão em áudio. Para ouvir, clique em "ouvir texto", abaixo do título.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024