• Folhinha

    Friday, 03-May-2024 12:22:13 -03

    Na era das mensagens de celular, crianças colecionam selos postais

    REBECCA VICENTE
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    16/05/2015 00h01

    Tem gente que coleciona moedas, figurinhas, pulseiras, bonecas... E há também os que juntam selos. Sabe o que é isso? São aquelas estampas que costumam ser coladas nos envelopes das cartas.

    Mesmo que o mais comum hoje seja usar o e-mail ou mensagens de celular, ainda existem filatelistas –nome de quem faz esse tipo de coleção. E eles não são só adultos.

    João Pedro Franco, 9, tem mais de 8.000 selos. "Ganhei a coleção do meu tio, com figuras desde o ano 1900", diz. O menino, que nunca enviou uma carta pelo correio, continuou juntando selos e chegou à quantidade atual em dois anos (veja como começar sua coleção ).

    Ele também participa de clubes de filatelia em Brasília, onde mora, para aprender a organizar sua coleção e a cuidar melhor dela. E,claro, conseguir cada vez mais e mais selos.

    FIGURINHAS RARAS

    Em um encontro de filatelistas (colecionadores de selos) em São Paulo, Milena Glezer, 12, buscava novas figuras para sua coleção.

    Em meio aos adultos, ela ficou com uma dúvida. "Será que isso é coisa de criança? Não conheço ninguém da minha idade que goste de selos", disse ela, que tem 400 figuras.

    Mas ela não estava sozinha. Os irmãos Arthur, 12, e Vinicius Hata, 10, também apareceram no evento, que aconteceu no fim do ano passado. Eles buscavam mais selos para o álbum que mantêm juntos.

    "Sou mais chegado nos que têm desenhos de esportes. Mas quero ver se encontro algum com o tema xadrez", conta Arthur.

    Para José Luiz Fevereiro, presidente da Associação Brasileira de Comerciantes Filatélicos, uma criança coleciona selos pelos mesmos motivos que a levam a ter álbuns de figurinhas.

    Os selos podem ser lançados sozinhos ou em conjunto, geralmente com um tema em comum (como animais ou a Olimpíada, por exemplo). Nesses casos, o objetivo pode ser conseguir todas as estampas daquela série.

    "São figurinhas, mas algumas feitas há 160 anos. Quem não gostaria de ter uma?", brinca Fevereiro.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024