• Folhinha

    Sunday, 28-Apr-2024 16:28:11 -03

    Pernalonga completa 75 anos; relembre a trajetória do personagem

    DE SÃO PAULO

    27/07/2015 02h00

    "O que que há, velhinho?" é sua frase favorita, não se sabe se ele é uma lebre ou um coelho, e ele vive fugindo de um caçador que troca as letras ao falar. Ainda não sabe quem é?

    O astuto Pernalonga, personagem da série de animação Looney Tunes, está fazendo aniversário nesta segunda (27). Há exatos 75 anos, em 1940, ele fez a famosa pergunta pela primeira vez.

    Foi em um curta metragem chamado "The Wild Hare" ("A Lebre Selvagem"), dirigido por Tex Avery.

    O americano criou o protagonista em Nova York, ao lado de Robert McKimson. Por isso, o dublador original do coelho, o ator Mel Blanc, deu a ele uma mistura de sotaque de quem vive nas regiões do Brooklyn e do Bronx.

    Em inglês, ele é chamado de Bugs Bunny. O nome vem do apelido de um dos diretores e desenhistas das animações do estúdio Warner Bros.

    DO PAPEL À FAMA

    Alguns historiadores acreditam que a personalidade do coelho foi influenciada por um personagem de Walt Disney, a lebre "Max Hare".

    Happy Rabbit (ou coelho feliz), o protótipo do Pernalonga, apareceu pela primeira vez em 1938. Mas ainda era bem diferente do personagem que conhecemos: o pelo era branco e ele era mais maluco.

    Ao longo desses anos, o protagonista estrelou mais de 160 curtas de animação, além de participar de outros filmes. O coelho "contracenou" com o astro do basquete Michael Jordan em "Space Jam" (1996) e também atuou em "Looney Tunes - De Volta à Ação" (2003).

    Ganhou até Oscar e uma estrela na calçada da fama em Hollywood: foi premiado como "Melhor Curta-Metragem de Animação" em 1958, com o filme "Knighty Knight Bugs".

    Em 2002, foi eleito como melhor personagem de desenhos animados de todos os tempos pela revista americana "TV Guide".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024