• Folhinha

    Tuesday, 30-Apr-2024 11:26:43 -03

    Fundação lança primeira biblioteca on-line para cegos do Brasil

    DE SÃO PAULO

    26/08/2015 15h49

    A Fundação Dorina Nowill para Cegos, de São Paulo, lançou em agosto a primeira biblioteca on-line para pessoas com deficiência visual do Brasil.

    Até o final do ano, o acervo deve ter cerca de 4.500 títulos, sendo 700 deles dedicados ao público infantil. Para se ter acesso ao conteúdo, que é gratuito, é preciso fazer o cadastro no site.

    As obras estão disponíveis em três formatos diferentes. O primeiro é o livro falado, em que um narrador lê toda a história em voz alta. O segundo é o chamado livro digital Daisy, que tem alguns recursos para facilitar a navegabilidade, como ampliação de tela, soletração e busca de palavras. E o terceiro é o livro em braille –o arquivo é adaptado para a impressão com pontinhos em alto relevo.

    Reprodução
    Fundação Dorina Nowill lança primeira biblioteca online para cegos do Brasil
    Fundação Dorina Nowill lança primeira biblioteca online para cegos do Brasil

    O formato de cada livro é definido de acordo com o seu gênero: quadrinhos, por exemplo, costumam ser publicados na plataforma Daisy, que oferece mais possibilidades para o leitor visualizar o conteúdo (entenda como os cegos leem).

    Entre os títulos para crianças estão os clássicos "João e Maria", "Chapeuzinho Vermelho", "Alice no País das Maravilhas", "Pinóquio", "O Picapau Amarelo" e "O Pequeno Príncipe".

    A Fundação Norina Nowill também tem um acervo físico de livros para deficientes visuais. A estante virtual pretende ampliar o acesso a esse tipo de obra para famílias e instituições educativas, como escolas e bibliotecas.

    *

    Todos os textos da Folha têm versão em áudio. Para ouvir, clique em "ouvir texto", abaixo do título.

    Assista

    Assista à versão sem audiodescrição e legendas na reportagem

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024