• Folhinha

    Monday, 29-Apr-2024 13:21:39 -03

    Vídeo mostra como 'Shaun, o Carneiro' foi feito; animação estreou na quinta

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    CRÍTICO DA FOLHA

    05/09/2015 02h00

    Dizem que contar carneirinhos é o melhor remédio para as horas em que o sono não chega. No filme "Shaun, o Carneiro", que estreou na quinta (3), o efeito é o contrário: os bichos aprontam tanto que a gente assiste sem nem piscar.

    O desenho foi feito na Inglaterra pelos artistas do estúdio Aardman. Eles ficaram famosos com as aventuras de um bando de aves, em "A Fuga das Galinhas", e da dupla Wallace & Gromit, o cachorro inteligente que ajuda seu dono, um inventor distraído, a escapar de enrascadas (veja outros filmes feitos com massinha).

    O carneirinho Shaun vive numa fazenda em em que todos os carneiros são vigiados pelo cão Bitzer e tosquiados de tempos em tempos pelo fazendeiro. A vida é boa, mas todo dia é a mesma coisa. Shaun então arma um plano para a bicharada dar uma volta, mas algo dá errado. E para resolver a encrenca, eles arrumam outras encrencas...

    Os criadores da Aardman fazem animações usando a técnica conhecida como stop-motion. Em português, o nome é quadro a quadro: significa que cada instante é fotografado, as figuras são movidas devagarinho e fotografadas de novo milhares de vezes até dar a impressão, quando a gente assiste, de que estão em movimento.

    Em "Shaun, o Carneiro", eles usam outra ideia do passado, os filmes mudos. O desenho não tem diálogos, só aparecem poucas palavras escritas, como nas comédias malucas de Charles Chaplin.

    Se Shaun tivesse nascido na família daqueles atores que corriam sem parar, ninguém pensaria em chamá-lo de ovelha negra.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024