• Folhinha

Thursday, 02-May-2024 06:35:32 -03

Planetário no interior de SP permite ver fenômenos raros no céu

FELIPE GIACOMELLI
    ENVIADO ESPECIAL A BROTAS

26/09/2015 02h00

Bruno Poletti/Folhapress
    Folhinha 28.09.2015 - Antonio Ventura observa Saturno pelo telescópio. (Foto: Bruno Poletti/Folhapress)
    Antonio Ventura, 11, observa Saturno pelo telescópio do Centro de Estudos do Universo, em Brotas (SP)

O relógio marca 21h, e o filme já vai começar. Mas esse cinema é diferente. A tela não fica na frente. É preciso olhar para o teto do prédio, que tem forma de casca de ovo.

No lugar de princesas e super-heróis, a atração são as estrelas e os planetas do Universo. Estamos falando de um planetário.

Nas grandes cidades, é difícil enxergar o que acontece no céu por causa das luzes e da poluição –os planetários surgiram para resolver esse problema.

Um deles fica em Brotas, cidade a 250 km de São Paulo, no Centro de Estudos do Universo. Lá, todo sábado é possível assistir à exibição e observar o céu pelo telescópio.

Dá para ver fenômenos raros, como a supernova, a explosão que marca o fim da vida de uma estrela (veja quais foram as últimas descobertas da astronomia na galeria abaixo).

A exibição permitiu a Antonio Ventura, 11, observar a Terra como se estivesse na Lua, algo que poucos astronautas até hoje puderam conferir. Ele queria mais. "Gostaria de chegar mais pertinho de Saturno, para ver os anéis", diz.

PARA CONFERIR

Centro de Estudos do Universo
    ONDE r. Emílio Dalla Déa Filho, sem nº, Brotas (SP)
    QUANDO sessões aos sábados, às 21h
    QUANTO a partir de R$ 28 (crianças de até 4 anos não pagam)

*

O QUE TEM NO CÉU?
    Entenda quais são alguns dos objetos que circulam no Universo

Galáxias
    São grandes conjuntos de estrelas próximas. Na Via Láctea, a nossa galáxia, há cerca de 200 bilhões delas.

Estrelas
    Objetos tão grandes que têm luz própria. O Sol é uma estrela.

Asteroides e cometas
    Pequenos e de forma irregular, eles giram em torno de uma estrela, como o Sol.

Planetas
    Redondos, giram em volta do Sol e estão praticamente sozinhos no percurso que fazem pelo espaço.