• Folhinha

    Sunday, 28-Apr-2024 16:22:22 -03

    Conheça as crianças que disputarão o 'MasterChef Júnior'

    FELIPE GIACOMELLI
    DE SÃO PAULO

    13/10/2015 15h46

    Na esteira do sucesso de "MasterChef", 20 crianças agora terão a chance de provar seu talento na cozinha no programa "MasterChef Júnior", da Band. O reality show vai ao ar a partir da próxima terça-feira (20), às 22h30.

    "Talento não tem idade", diz o chef Henrique Fogaça, um dos jurados da atração. Conhecido pelo jeito carrasco com o que tratava os competidores na versão para adultos, ele ficou mais calmo na hora de falar com os novos concorrentes, que têm idades entre nove e 13 anos.

    "Quando coloquei o avental, me senti um super-herói", diz Tomás, 13, um dos vinte competidores.

    A primeira temporada da versão infantil do programa terá nove episódios. Em cada um, duas crianças serão eliminadas, até que o vencedor seja conhecido, no dia 15 de dezembro.

    O campeão ganhará uma viagem para a Disney com cinco acompanhantes, um curso de culinária com os chefs Fogaça, Paola Carosella e Erick Jacquin –os jurados da atração–, R$ 1.000 em compras todos os meses em um supermercado patrocinador e um kit de eletrodomésticos, além do troféu MasterChef Júnior.

    E, se você está curioso para saber o que eles vão cozinhar, nada de macarrão com salsicha ou batata frita. Em uma das provas, será preciso preparar um sanduíche de linguiça para todos os visitantes de um circo. Em outra, será possível fazer o que quiser. Uma criança decidiu por uma torta de limão desconstruída. Outro, por um prato com javali.

    O supermercado, onde os participantes escolhem os ingredientes antes das provas, é igual ao da versão para adultos. No entanto, o restante do cenário ganhou tons mais coloridos. E a postura dos próprios jurados também mudou.

    "A gente diminuiu a pressão sobre as crianças. A contagem regressiva, na hora de entregar os pratos, é uma festa", diz Ana Paula Padrão. Mas, mesmo assim, algumas situações podem sair do controle das crianças.

    "Acho que não vai dar tempo", diz uma participante durante uma prova em um vídeo apresentado à imprensa nesta terça-feira (13) para divulgar a atração. "Então vamos precisar começar a cantar", acalma outra. "Não vejo como cantar poderá nos ajudar agora", responde a primeira.

    Para lidar com os jovens concorrentes, a apresentadora e os jurados tiveram conversas com psicopedagogas, que também estarão presentes no estúdio durante as provas. "Quando um prato não fica bom, a gente fala com honestidade. Sou mãe. Quando minha filha faz algo de errado, não falo 'olha, que lindo'. A gente brinca, mas orienta também", afirma a chef Paola Carosella.

    Se for eliminado antes da grande decisão, Johnny, 10, já pensou em um plano B. "Quando eu crescer, quero ser cozinheiro. Mas, se não der certo, quero ser presidente da República", afirma no vídeo promocional do programa.

    PERIGOS NA COZINHA

    E o que fazer quando os pais não deixam as crianças cozinharem, afinal a cozinha tem facas afiadas, fogo e outros perigos?

    Para participar do "MasterChef Júnior", todas as crianças tiveram treinamento de segurança. No entanto, os jurados reconhecem que acidentes acontecem, mas não podem ser usados como justificativa para impedi-las de cozinhar.

    "Quem cozinha uma hora vai se queimar, uma hora vai se cortar. Faz parte", diz o chef Henrique Fogaça, dizendo que os adultos devem orientar para que os acidentes não aconteçam com frequência. "A rua é mais perigosa que a cozinha", acrescenta o chef Erick Jacquin.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024