• Folhinha

    Thursday, 02-May-2024 12:07:37 -03

    Artistas transformam 200 tambores de óleo em playground no Rio

    GABRIELLA MANCINI
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    19/10/2015 15h57

    Duzentos tambores de óleo e lonas de vinil de eventos que aconteceram no museu carioca Casa Daros seriam jogados fora. Mas os artistas do coletivo Basurama resolveram reciclar esse material e transformá-lo em arte.

    Até 25 de outubro, o pátio do local recebe a instalação "Gatos", um playground feito com tambores empilhados onde todos podem entrar, subir, batucar e deitar à vontade.

    Segundo o grupo, o nome da obra surgiu porque os gatos, assim como as crianças, gostam de subir em lugares pouco comuns. "No desafio de dar novos passos, encontra-se a aprendizagem", conta Miguel Rodríguez, conhecido como "mister" –integrante do coletivo e responsável pelo escritório do Basurama em São Paulo (leia a entrevista completa).

    "Basura", em espanhol, significa "lixo". Desde 2001, o coletivo, criado na Espanha, aproveita o que é desperdiçado para criar playgrounds e instalações em espaços públicos, em vários cantos do mundo. O lixo também deu origem a livros, instalações, vídeos e pesquisas.

    "Desde muito cedo nos ensinam a jogar fora coisas que ainda têm valor e utilidade", explica Mister. "O que o Basurama pensou é que, antes de descartar, podemos nos perguntar por que fazemos isso, e se podemos aproveitar algumas dessas coisas para aprender, brincar e, no caminho, reduzir nossa quantidade de lixo".

    Eles atuam desde 2007 no Brasil. Na Virada Cultural de 2013, transformaram o Viaduto do Chá, na região central de São Paulo, em um grande playground com balanços de 13 metros de altura, feitos com pneus e material de propaganda antigo. No mesmo ano, pneus viraram balanços também no Minhocão.

    Em 2014, a peça "Luxo é Lixo" –uma instalação de sete metros de altura em que construíram a palavra "lixo" com 4.000 sacolas plásticas– foi exibida na praia da Urca, no Rio.

    Em novembro, o Basurama pretende criar outro parquinho na cidade feito com postes de luz. "Vamos contar com a colaboração das crianças de uma comunidade carioca pra desenhar, a partir desses postes da prefeitura, o playground que elas desejam", conta Mister. "A cidade é para brincar", defende o coletivo.

    PARA CONFERIR
    ONDE Casa Daros - r. General Severiano 159, Botafogo - Rio de Janeiro
    QUANDO até 25 de outubro
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024