• Folhinha

    Saturday, 27-Apr-2024 12:05:30 -03

    Irmãos misturam folk, rock e indie e quase tocaram no Lollapalooza

    JÚLIA BARBON
    DE SÃO PAULO

    28/10/2015 03h00

    Há alguns anos, a ideia de ser músico nem passava pela cabeça dos irmãos Mariana, 12, e Cauan, 15.

    "Eu era um desafinado, mas meu pai me colocou na aula de canto. Aí percebi que tinha futuro", diz o garoto que, assim como a caçula, hoje usa o sobrenome artístico Jolt.

    O nome é o mesmo da banda que os dois criaram no ano passado com mais quatro músicos adultos em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo. O grupo mistura ritmos como folk, rock experimental, pop e indie rock.

    "Resolvemos gravar algumas músicas em casa, e o câmera que contratamos disse que tocava bateria. Ele se ofereceu a entrar para o grupo e, depois disso, encontramos os outros integrantes", conta Cauan.

    Nesta segunda (25), eles lançaram na internet seu primeiro EP (sigla de "extended play"), chamado "Keep On". Na prática, é um CD com menos músicas –que está disponível fisicamente para venda desde agosto.

    Eles costumam cantar em escolas e shoppings, para crianças, adolescentes e adultos: "Algumas crianças falam que também queriam ter uma banda, tocar guitarra. Aí eu explico que tem que se dedicar", diz Mariana.

    Os ensaios com a banda completa acontecem normalmente aos finais de semana, para não atrapalhar o colégio.

    "Desde que a gente começou, eu virei outra pessoa. Não sou mais aquela menininha que saía da escola e só fazia as lições de casa. Agora também ensaio, 'tiro' as músicas, faço exercícios vocais." Quando vai para a fazenda da família, ela também costuma cantar enquanto corre, para treinar a respiração.

    Em 2014, a garota se apresentou sozinha no Kidzapalooza, a versão infantil do festival Lollapalooza. A banda também quase cantou no evento em março deste ano, quando ficou entre as finalistas de uma competição que levaria o vencedor para tocar em um dos palcos.

    Mariana ajuda a compor algumas músicas, quase todas em inglês: "O Cauan ajuda mais, porque ele já sabe falar um pouco melhor". Para se inspirar, ela gosta de ouvir as cantoras norte-americanas Aretha Franklin, Christina Aguilera e Joss Stone: "Cada um da banda tem suas influências, essas são as minhas".

    Assista ao primeiro clipe da banda

    A Jolt divulgou seu primeiro clipe na semana passada (assista acima), e planeja lançar um DVD até o final do ano. Mas Mariana e Cauan não pretendem parar por aí.

    "Antes, falava que queria ser dentista igual à minha mãe, mas agora quero continuar com a banda. O plano A é estudar, fazer faculdade. O plano B é a música", explica a menina.

    "Meu pai sempre me ensinou a ser positivo. Fico sonhando alto, pensando na gente cantando com um monte de gente. Imagina tocar com o John Mayer!", diz Cauan.

    PARA CONFERIR

    Próximo 'pocket show' da banda Jolt
    ONDE Parque Dom Pedro Shopping (loja Fnac) - av. Guilherme Campos, 500, Campinas
    QUANDO 30 de outubro, 19h30
    QUANTO grátis

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024