• Folhinha

    Sunday, 05-May-2024 07:47:20 -03

    conferência do clima em paris

    Crianças brasileiras alertam líderes da COP21 contra mudanças climáticas

    JÚLIA BARBON
    DE SÃO PAULO

    30/11/2015 03h00

    Thomaz dos Reis, 9, já tinha ouvido falar em aquecimento global na televisão e em casa. "Minha família dizia que era uma coisa muito perigosa, que podia derreter as geleiras."

    O que ele não sabia, porém, é que podia ajudar a evitar o fenômeno. "Posso fazer muitas coisas que não poluem o planeta Terra, como andar de bicicleta. Ah e incentivar o uso de energia eólica [produzida a partir do vento]", diz ele.

    Thomaz participou de um projeto interdisciplinar na escola. Nos últimos meses, ele e seus colegas fizeram cartas e desenhos e gravaram vídeos com recados para os dirigentes que participam da Conferência do Clima em Paris (COP21), iniciada nesta segunda (30).

    A convenção da ONU, que acontece até 11 dezembro, reúne governantes de 196 países para buscar um acordo capaz de frear o aquecimento global. O objetivo é manter o aumento da temperatura abaixo de 2ºC até o fim deste século.

    Para reforçar o alerta, os alunos do colégio de Thomaz –o Mater Dei, em São José dos Campos (SP)– se juntaram com estudantes de mais noves países, entre eles França, Estados Unidos, Índia, Uganda e México.

    O projeto se chama Kids for COP21 [Crianças pela COP21, em tradução livre para o português]. "Acho que os governantes vão nos ouvir mais, porque as crianças falam do coração, são verdadeiras, não têm medo de falar a verdade", diz Vittoria Franco, 10 (assista ao vídeo acima).

    O vídeo produzido pelos estudantes das dez nacionalidades foi apresentado no último sábado (28) a membros da UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima) e de outras instituições internacionais pelos alunos da escola francesa Living School, idealizadora do projeto.

    A exibição aconteceu durante a viagem de trem que os dirigentes fizeram de Bonn, na Alemanha, até Paris. Os representantes receberam ainda um livro com ilustrações das crianças que sugerem iniciativas para melhorar o mundo, apelidado de "Success Notebook".

    "Desenhei o planeta Terra hoje em dia, com um monte de gases em volta que não deixam o calor sair. É sobre o efeito estufa", explica Vittoria – o Brasil tem como meta reduzir em 43% a emissão de gases do efeito estufa até 2030, com base no nível registrado em 2005.

    No dia 8, os alunos da escola francesa também vão acompanhar as delegações no plantio de 196 árvores, na cidade de Le Bourget, ao norte de Paris, e entregarão as cartas que escreveram. Durante esse evento, um mural ficará exposto para para que as pessoas possam pendurar mensagens de crianças. No final da conferência, ele será doado para Marrocos, o próximo país sede da COP.

    Nas mensagens, as crianças escreveram qual será sua idade em 2050. "Vou ter 35 anos. Até lá, espero que a gente tenha uma boa qualidade de vida: um lugar verde para morar, sem poluição nem desmatamento, e que não seja muito quente", diz Vittoria.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024