• Folhinha

    Thursday, 02-May-2024 06:35:18 -03

    Aos 11 anos, menina brasileira, russa e 'japonesa' lança livro

    MATEUS LUIZ DE SOUZA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    21/12/2015 03h00

    A mãe é brasileira, o pai é russo. A mãe, católica. O pai, muçulmano. Eles se conheceram no Japão, em 2002, quando trabalhavam no país. Dois anos depois, já estavam casados e esperando um bebê, que nasceu e morou no Japão até os três anos de idade. Essa é a história da vida de Yasmin Ziganshin, 11.

    Toda essa mistura fez com que a garota tivesse contato com culturas, línguas e culinárias muito diferentes. Isso sem falar nas mil perguntas que os amigos da escola faziam ao saber que Yasmin tem o pai russo e muçulmano e que ela nasceu no Japão, por exemplo.

    Tudo isso motivou a menina a escrever "Do Outro Lado do Mundo", e-book vendido pela Amazon. Em breve, será lançada também uma edição em japonês, no Japão.

    "Achei melhor explicar tudo isso escrevendo uma história", diz Yasmin, que fala português, inglês e japonês. Mas, na hora de escrever, é a língua do Brasil que ela usa –para fazer o livro, levou duas semanas.

    Atualmente, a menina mora no Rio de Janeiro com a mãe e os avós maternos –seus pais se separaram quando a mãe veio morar no Brasil. O pai vive em Nova York, nos Estados Unidos, e a menina só o vê quando vai para lá. "Geralmente, de dois em dois anos". Quando o visita, ela gosta de estender o passeio para a Disney.

    A grande moral do livro gira em torno desse aspecto multicultural, tão presente em sua vida. "Minha família é como a ONU: tem várias nacionalidades, idiomas e religiões", escreve. "O mundo precisa se unir, acabar com as guerras", afirma Yasmin, condenando os ataques em Paris.

    "DO OUTRO LADO DO MUNDO"

    AUTORA Yasmin Ziganshin
    EDITORA Lançado pela Amazon
    PREÇO R$ 7,50
    INDICAÇÃO a partir de 5 anos

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024