• Folhinha

    Monday, 29-Apr-2024 12:47:08 -03

    mosquito aedes aegypti

    ANÁLISE

    Vírus zika pode ter relação com desmatamento; saiba por quê

    REINALDO JOSÉ LOPES
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    13/02/2016 01h57

    A esta altura do campeonato, você só não ouviu falar do vírus zika se passou o Natal, as férias e o Carnaval em Marte.

    A provável capacidade que o vírus tem de afetar o cérebro de bebês ainda na barriga da mãe parece algo saído de um filme de terror e justifica a preocupação cada vez maior das pessoas com o avanço dele.

    Nessas horas, é importante saber distinguir bem entre o que a gente sabe e o que a gente não sabe (veja abaixo algumas perguntas frequentes sobre o zika). O fato é que cientistas e médicos ainda estão aprendendo a afetar essa ameaça conforme ela se espalha.

    Só para dar um exemplo, é certo que o vírus avança principalmente pelas picadas do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que causa a dengue, mas será que ele também pode ser espalhado quando alguém tosse, espirra ou cospe no chão? Ninguém sabe ainda.

    Quem é o mosquito

    Mesmo que os cientistas criem uma vacina ou um remédio contra o vírus zika em tempo recorde, o que aconteceu nos últimos meses deveria servir de lição para o futuro, porque muito provavelmente essa epidemia é só o começo.

    É inevitável que outras doenças assustadoras se espalhem pelo mundo. Os motivos para isso são simples. Não por acaso, o zika foi detectado pela primeira vez numa floresta, no organismo de um macaco (veja vídeo abaixo).

    Acontece que o desmatamento das grandes matas tropicais, como a Amazônia, está colocando cada vez mais as pessoas em contato com inúmeras doenças que antes só afetavam animais, para as quais a gente não tem defesas naturais.

    Quando os causadores dessas doenças "aprendem" a viver no corpo de seres humanos, acabam se espalhando muito rápido. E boa parte da rapidez desse espalhamento, lógico, tem a ver com o fato de que hoje é muito fácil, e às vezes até barato, subir num avião e ir parar do outro lado do mundo em menos de um dia de viagem.

    O mundo agora é um só –seja para nós, seja para as doenças. É preciso aprender a se prevenir e se preparar com esse fato na cabeça.

    De onde surgiu o vírus

    *

    POR DENTRO DO VÍRUS
    Confira perguntas sobre a zika feitas por crianças de São Paulo

    O que é zika?
    É uma doença causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo da dengue. Entre os sintomas estão febre, dores no corpo, manchas vermelhas na pele e vômitos.

    Sintomas da zika

    O Aedes aegypti pode picar duas vezes a mesma pessoa?
    O mosquito já nasce com o vírus? Sim, o mosquito pode picar duas vezes. No caso da dengue, se isso acontecer, pode-se ficar doente pela segunda vez. Ainda não dá pra saber se o mesmo ocorre com a zika. O mosquito até pode nascer com o vírus, caso a mãe do inseto já estiver infectada, mas o normal é que ele receba o vírus após sugar o sangue de pessoas doentes.

    Qual é a origem do nome "zika"? O vírus pode matar?
    O nome vem da floresta de Zika, em Uganda, um país da África. Foi lá que o vírus foi descoberto, em 1947. Até onde se sabe, zika não mata, mas uma reação do organismo à infecção já causou mortes. Também já morreram bebês que podem ter ficado com microcefalia por causa do vírus.

    O que é a microcefalia?
    O nome vem do grego e significa "cabeça pequena". O problema pode ter várias causas, entre elas a zika. Em geral, o que acontece é que o cérebro do bebê não se desenvolve direito.

    O que é a microcefalia

    Como é que a doença encolhe o cérebro do bebê?
    Lembre-se: a gente não tem certeza de que a zika é a causa da microcefalia. Também não se sabe exatamente como o vírus causaria problemas no cérebro dos bebês. Pode ser que ele destrua os neurônios ou que faça o corpo da mãe atacar o organismo do bebê.

    Se a mulher já teve o bebê, ela pode transmitir zika à criança pelo leite?
    A transmissão do vírus desse jeito, logo depois do nascimento, pode ter acontecido algumas vezes. Mas é mais perigoso o bebê ser infectado na barriga da mãe, pois a doença o afeta numa fase delicada do desenvolvimento, na qual qualquer problema tem um impacto enorme.

    Tem cura? Como eu faço para me proteger?
    Não tem cura. Se você pegou zika, o jeito é tratar os sintomas e esperar que a infecção passe. Para evitar o contágio, use repelente, calças e camisas de mangas compridas, se possível. E, lógico, não deixe água parada por perto: assim, o mosquito não tem onde colocar seus ovos.

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024