• Folhinha

    Sunday, 05-May-2024 17:26:25 -03

    Desenhista recria cenas de Star Wars com traços de Calvin e Haroldo

    CAROL OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    16/02/2016 02h00

    Após o lançamento de "Star Wars: O Despertar da Força" em dezembro do ano passado, o desenhista da Disney Brian Kesinger passou a fazer ilustrações dos personagens da saga com traços de Calvin e Haroldo, do cartunista Bill Watterson.

    Em pouco tempo, as chamadas "fan arts" –obras baseadas em um personagem, série ou programa criadas por fãs– se tornaram um sucesso no seu Instagram, gerando milhares de curtidas na rede social (confira algumas na galeria acima).

    "Eu só estava me divertindo ao combinar duas das minhas coisas favoritas. Não fazia ideia do quão popular isso ia virar", disse ele à Folha.

    Grande fã de "Star Wars", Kesinger conta que teve a ideia durante a cena em que Rey desliza no deserto de Jakku com o droid BB8. "Isso me fez pensar no Calvin com seu carrinho de rolimã vermelho", afirma.

    Os desenhos de Kesinger se baseiam sobretudo nos personagens do sétimo episódio da franquia, como Rey, Finn, o piloto Poe, o droid BB8 e o jovem vilão Kylo Ren. Além de redesenhá-los com os traços de Calvin e Haroldo, o cartunista acrescenta algumas falas a suas ilustrações.

    Ele conta que seu personagem favorito em Star Wars é o vilão Boba Fett. "Ele é misterioso e tem um capacete bacana que é divertido de desenhar. Sua espaçonave é incrível também!".

    Embora a maior parte de suas "fan arts" de Star Wars seja inspirada em Calvin e Haroldo, o cartunista também tem ilustrações usando traços de outros personagens, como os do filme "Operação Big Hero", da série "Doctor Who" e dos animais de "Zootopia" –filme da Disney que será lançado em março deste mês e que tem Kesinger como parte da equipe.

    Como não vende as ilustrações, o desenhista não precisa pagar pelos direitos de uso dos personagens. Como o próprio nome diz, as "fan arts" são apenas um trabalho feito por fãs. "Esse tipo de criação por diversão é bem aberto", explica.

    CARREIRA

    Kesinger trabalha na Disney há 20 anos. Seu primeiro filme foi Tarzan, lançado em 1999. "De lá pra cá eu trabalhei em quase todos os filmes", afirma.

    Hoje com 37 anos, ele conta que começou a desenhar aos sete. Devido à familiaridade de longa data com as animações, o desenhista afirma que não é difícil reproduzir os traços de outros personagens. "Estudo quadrinhos a vida toda e isso torna os covers mais fáceis de fazer", diz.

    Além das "fan arts" e dos trabalhos para a Disney, Kesinger é criador de dois personagens originais, Otto e Victória, também bastante presentes nas suas redes sociais.

    "Consegui vários followers por causa das 'fan arts' de Star Wars, mas estou feliz em dizer que essas novas pessoas gostam dos meus outros trabalhos também", diz.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024