• Folhinha

    Saturday, 04-May-2024 17:07:22 -03

    Menina pode ser policial? Disney abandona princesas em novo filme

    CAROL OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    17/02/2016 01h53

    Parece que já foi o tempo em que a Disney só publicava filmes de princesas à procura de um príncipe. Na últimas décadas, o estúdio do Mickey está se esforçando em trazer ao público personagens femininas que fogem desse padrão.

    Um dos exemplos é "Zootopia", nova animação do estúdio que retrata uma cidade de mesmo nome, habitada apenas por animais. Nela, a coelhinha Judy Hopps sonha em se tornar policial, função destinada apenas a animais grandes e fortes. O longa estreia no dia 17 de março no Brasil.

    Embora "Zootopia" não seja um filme de princesas, Judy segue a linha das protagonistas de animações recentes da Disney –como "Mulan" (1998), "Enrolados" (2011), "Valente" (2012) e "Frozen" (2014)–, que mostram personagens com interesses mais diversos se comparadas à Branca de Neve ou à Pequena Sereia, por exemplo.

    "Isso é muito importante, ela acredita em si mesma", disse Andrew Millstein, presidente da Disney Animation, sobre o desejo da coelha de ser policial. Ele esteve no Brasil no último dia 3 de fevereiro em um evento de lançamento do filme.

    Um estudo recente aponta para o mesmo caminho. Ele mostrou que o casamento já não é mais o objetivo das princesas da Disney, franquia estimada em US$ 5,5 bilhões. Em vez do príncipe encantado, elas agora sonham em ter um restaurante ou em ser policiais, como Judy –que não faz parte do universo pesquisado pelas autoras.

    CIDADE ANIMAL

    "Zootopia" traz uma grande metrópole formada por animais, com vizinhanças, climas e culturas diferentes.

    O lema do lugar é que qualquer pessoa pode se tornar o que quiser. Mas, assim como no mundo dos humanos, nem sempre as coisas são tão fáceis para quem não se encaixa nos padrões, o que atrapalha Judy em sua tentativa de ser policial.

    A trilha sonora tem participação da cantora Shakira, que interpreta a canção "Try Everything". A colombina também dá voz à personagem Gazelle, uma popstar, na versão em inglês.

    Segundo Millstein, cada animação leva em média cinco anos para ser feita. "Você realmente tem de amar o projeto, porque muitos problemas vão surgir", disse.

    Ele conta que, durante a produção, a equipe foi à África para estudar os movimentos dos bichos. "Estivemos lá para saber como uma sociedade de animais realmente é."

    Mas o maior desafio foi desenhar os bichos em cenas que não existem no mundo animal. "Como um elefante toma sorvete? Como um tigre dança?", brincou Millstein. Confira o trailer.

    Trailer "Zootopia"

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024