• Folhinha

    Thursday, 02-May-2024 08:36:18 -03

    Crianças ensinam a fazer o próprio ovo de Páscoa em casa; veja passo a passo

    MATEUS LUIZ DE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    21/03/2016 02h00

    Os ovos de Páscoa estão mais caros e menores. Mas nem por isso é preciso ficar sem chocolate neste feriado. Fazer o próprio ovo é mais barato e ainda pode ser bastante divertido.

    A Folha convidou duas crianças para participar de workshop do chef Luis Vilela, da confeitaria Venchi, no espaço da La Scuola, no Eataly, em São Paulo, que ensina todos os passos para criar o doce.

    Macarrão, pipoca, brigadeiro e miojo. Essas eram as únicas experiências culinárias na vida de Mirella Viola, 10, e Ricardo Toledo, 10. "Não imaginava que dava para fazer um ovo de Páscoa. Fiquei na dúvida se ia aceitar o convite, mas chocolate de graça nunca dá para recusar", diz o menino, que comemora ter a guloseima tão cedo, pois na sua casa o coelho só chega dias antes do feriado.

    Vai começar o curso e os dois se posicionam na frente do balcão, com o chapéu de cozinheiro na cabeça e as espátulas na mão. O olhar atento nas instruções do chef divide atenção com o chocolate derretido –cremoso, cheiroso e vistoso– na tigela. "Deve estar muito bom, estou morrendo de vontade", diz Mirella, que, em diversos momentos da apresentação, não resistiu à tentação e lambeu o próprio dedo lambuzado com o doce.

    O chocolate tem que ser derretido, espalhado cuidadosamente em formas próprias para ovos de Páscoa, preenchido com recheio e congelado (leia abaixo o passo a passo completo). Tudo parece simples, mas a primeira reação dos dois é de espanto. "Ih, está escorrendo muito aqui. É assim mesmo?", pergunta Ricardo para o professor depois de colocar a segunda camada.

    Depois de nova orientação, o garoto consegue concluir mais uma etapa. "Eu que sou um pouco desastrado mesmo. Agora, tá tranquilo, tá favorável". Mirella mostra mais destreza e em pouco tempo já se tornou uma minichef. "Luis, preciso de mais chocolate aqui, porque só isso não vai dar", diz.

    Em pouco tempo, o chocolate está pronto e o sorriso dos dois é de ponta a ponta. Desperdício não é com eles. "Devoro quase tudo de uma só vez. Acho que em um dia já vou ter terminado", afirma Mirella. O mesmo faz Ricardo. "Quando abro um ovo fico até triste, pois sei que vai acabar rápido".

    Apesar de ser muito gostoso, o consumo máximo de chocolate recomendado para crianças é de 30 g por dia, dia sim, dia não.

    Veja passo a passo para fazer o próprio ovo de Páscoa abaixo.

    PASSO A PASSO

    • Derreta a partir de 100 g de chocolate. Para isso, a maneira mais fácil é raspar uma barra e aquecer no micro-ondas por um minuto. Mexa bem e leve ao aparelho novamente por mais 30 segundos. Misture com chocolate derretido mais frio, para deixar bem cremoso.
    • Jogue o chocolate cremoso em uma superfície plana e, com uma espátula, mexa bem.
    • Pegue um molde de plástico próprio para ovo de Páscoa. Limpe-o bem e seque-o para o chocolate ficar bem liso no final.
    • Despeje o chocolate dentro do molde. Depois, balance o molde de forma a preenchê-lo completamente com chocolate.
    • Retire o excedente. Isso é feito para uma parte do chocolate não ficar mais grossa do que a outra. Raspe com uma espátula o excedente no molde.
    • Deixe o molde tombado por cinco minutos e depois coloque-o na geladeira até o chocolate ficar durinho.
    • Passe o recheio (no caso do workshop, era ganache com amêndoas). Repita o processo anterior: espalhe bem por todo o molde e guarde na geladeira.
    • Jogue mais uma camada de chocolate, espalhe bem e guarde novamente na geladeira.
    • Depois de tirar da geladeira, a próxima etapa é tirar da forma. Tem que ser bastante cuidadoso para não quebrar o ovo. Segure nas duas pontas e solte devagar em cima de uma superfície plana.
    • Repita todas as etapas até agora para poder fazer a segunda metade do ovo.
    • Aqueças as pontas das duas metades do ovo em uma superfície em banho-maria. Quando o chocolate amolecer, junte as duas metades do ovo. Como estão quentes, elas grudarão uma na outra.
    • Última e mais divertida parte: devorar o chocolate.

    FONTE: Luis Vilela, chef da confeitaria Venchi, do Eataly

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024