• Folhinha

    Monday, 06-May-2024 09:59:22 -03

    Você sabe diferenciar alface de couve? Crianças tentam identificar vegetais

    MATEUS LUIZ DE SOUZA
    DE SÃO PAULO

    02/04/2016 02h00

    "Eu jurava que o caqui era tomate. Os dois são muito parecidos", diz Vitor Salomão, 10.

    A Folha visitou duas escolas em São Paulo e pediu para crianças tentarem identificar diferentes frutas, verduras e legumes. E elas não foram mal –dos 22 vegetais, acertaram 17.

    O caqui e o tomate são realmente parecidos: ambos são redondos, vermelhos e têm folhinhas na parte de cima. Mas têm muitas diferenças. O caqui é mais doce, enquanto o tomate vai muito bem em saladas.

    No Brasil, 35% das crianças de 5 a 9 anos estão acima do peso, segundo o IBGE. Isso se deve, em parte, a terem pouco contato com alimentos saudáveis, vindos do campo, que trazem uma série de benefícios ao corpo (veja abaixo).

    Durante o teste, Laís Machado, 8, dizia com confiança ser uma especialista no assunto. E, de fato, corrigia quando algum colega se enganava. "É claro que esse não é mandioca. Mandioca é aquela."

    No final, no entanto, ela também confundiu quiabo com coentro. "Falhou, né? Era para a gente ter acertado mais", lamenta.

    "Eu nunca tinha ouvido falar de coentro", diz Vitor, sobre o ingrediente, muito usado como tempero. "Quem sabe cozinhar conhece mais. Eu não sei", explicou o garoto.

    ACEITA UM CAQUI?

    Quem nunca fez uma cara feia ao ver um alimento diferente, como uma beringela ou um chuchu? Isso é normal, segundo doutora em nutrição Isa Maria de Gouveia Jorge.

    "São muito mais agradável ao paladar da criança os alimentos de alto valor energético, como chocolates e salgadinhos. Mesmo entre os vegetais, a tendência é gostar dos mais doces, como beterraba, cenoura e batata-doce", diz.

    Mas gostar de um alimento diferente é possível –isso vem com o tempo e após algumas tentativas, diz Isa. "É preciso tentar de 10 a 12 vezes."

    De tanto ver vegetais à mesa em sua casa, Nina Clara Diniz, 8, passou a gostar de comer salada antes do almoço. "Como quase todo dia", diz. Só para o chuchu que ela ainda faz careta. "Não desce de jeito nenhum. Não consigo gostar. Quer dizer... se estiver muito pequeno, acabo comendo sem perceber."

    Outra técnica para incentivar a comer de forma mais variada é não servir os alimentos crus ou sem gosto.

    "Peça para seus pais transformarem as comidas em algo de que você goste. Vale fazer uma fruta assada ou uma verdura temperada, por exemplo", aconselha a pediatra Marcia Wehba Cavichio.

    É o que faz a mãe de Roberta Farias Mendes, 9, que prepara, quase toda noite, uma mistura de brócolis, alcachofra, tempero e azeite. "Quando eu como, durmo tão bem! Acordo disposta no dia seguinte", conta a menina.

    *

    TESTE DOS VEGETAIS

    Passe o mouse sobre cada alimento e descubra os benefícios de legumes, frutas e verduras ao corpo.

    Você conhece os vegetais?

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024