• Folhinha

    Wednesday, 08-May-2024 17:27:17 -03

    Crianças tomam vacina e contam como evitar a gripe H1N1; conheça o vírus

    CAROL OLIVEIRA
    DE SÃO PAULO

    16/04/2016 02h00

    Na última semana, Pedro Henrique de Jesus, 10, foi se vacinar contra gripe H1N1 em um laboratório particular de São Paulo. "Nossa, demorei bastante tempo na fila", conta.

    Você já deve ter ouvido falar nesse tipo de gripe, que é conhecida popularmente como gripe suína. Ela vem causando preocupação em muita gente. Até o último dia 2 de abril, 102 pessoas morreram no Brasil devido à doença, segundo o Ministério da Saúde.

    "Quando assisto ao jornal, vejo muita gente ficando doente. Fiquei preocupada", diz Marcela Cordeiro, 10. Isso fez com que a procura pela vacina aumentasse e gerasse as filas vistas por Henrique.

    Letícia Toledo, 12, conta que na escola todos passaram a tomar medidas de precaução. "Os professores mandam a gente sempre lavar as mãos", diz.

    Isso porque doença é transmitida por contato do vírus com os olhos, o nariz e a boca (saiba mais sobre a gripe e como se prevenir a ela na pág. 3). "Se eu vejo alguém espirrando sem tampar a boca, dou uma bronca", diz José dos Santos, 10, que teve um tio diagnosticado com H1N1.

    Para Ana Rayssa Gregório Lopes, 10, todos devem se prevenir. "Se você não se cuidar, vai infectar pessoas que não têm nada a ver com isso", diz.

    Fotolia
    Representação gráfica do vírus H1N1
    Representação gráfica do vírus H1N1

    QUE VÍRUS É ESSE?
    Saiba mais sobre o H1N1

    O que é gripe?
    A gripe (ou influenza) é uma doença provocada por um vírus e costuma ser mais forte que um resfriado. Os sintomas são febre, congestionamento de vias respiratórias, dores de cabeça e no corpo. Os vírus que causam a gripe podem ser do tipo influenza A ou influenza B.

    O que é vírus?
    São organismos que invadem células de outros seres (pessoas, bichos e até plantas!) e as utilizam para se multiplicar. Dessa forma, mais vírus são "criados". A boa notícia é que nosso corpo tem células de defesa, que combatem esses seres microscópicos.

    O que é H1N1?
    O H1N1 é um vírus do tipo influenza A e é o causador da gripe H1N1, conhecida popularmente como "gripe suína". Ela recebeu esse nome porque nasceu nos porcos. O primeiro caso em humanos foi registrado em 2009, no México

    Qual a diferença entre H1N1 e outras gripes?
    Os sintomas são os mesmos. O grande problema dessa gripe H1N1 é que, como o vírus é bem recente, nosso corpo ainda não sabe muito bem como combatê-lo.

    Como se prevenir?
    O H1N1 se aloja no sistema respiratório e é transmitido por meio de gotículas (como a saliva, por exemplo). Como essas gotinhas são pesadas, elas não ficam muito tempo suspensas no ar e caem em superfícies, como mesas e objetos, ao alcance das mãos. Por isso, lavá-las com água e sabão é o principal modo de prevenção. O vírus pode sobreviver de 8 horas a 3 dias ao ar livre.

    Como funciona a vacina?
    A vacina contém uma versão mais leve do vírus. Assim, o corpo "conhece" a doença e fica sabendo como combatê-la no futuro. Crianças de até nove anos que nunca tomaram a vacina devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias entre elas; para quem é maior de nove anos ou já tomou a vacina, a dose é única.

    Onde encontrá-la?
    A rede pública disponibiliza a vacina para crianças menores de cinco anos, idosos, mulheres grávidas e quem tem doenças graves. Ela também pode ser encontrada em hospitais e laboratórios particulares, mas, devido à grande procura, está em falta em muitos deles.

    Como essa doença chegou ao Brasil?
    A principal hipótese é que pessoas que contraíram a gripe H1N1 no início do ano no hemisfério norte, quando lá é inverno, vieram ao Brasil nos últimos meses -e fizeram com que a doença se espalhasse no país.

    Fontes: Alexandre Barbosa, professor da Faculdade de Medicina da Unesp, e Alessandra Cristina Guedes Pellini, do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024