• Guia de Livros, Discos e Filmes

    Saturday, 04-May-2024 09:53:51 -03

    Confira duas indicações de discos de fado avaliadas como muito boas

    Por WAGNER AMOROSINO

    29/08/2015 02h00

    Reprodução
    Canto

    A Som Livre traz ao Brasil dois CDs que nos portam boas novas: a música popular portuguesa contemporânea está viva, com qualidade e modernidade sem perder sua tradição melódica e rítmica, nas vozes de Carminho e António Zambujo. Além disso, os últimos lançamentos de ambos têm curiosas ligações com nossa canção popular.

    "Canto", terceiro álbum de Carminho, com participações de músicos brasileiros bem conhecidos, como Jaques Morelenbaum e Naná Vasconcelos, mostra uma jovem e talentosa cantora e compositora que mantém todas as filigranas da interpretação lusitana. Ressaltam-se as composições próprias "Contra a Maré" e "Andorinha", trabalhadas na pura tradição. Destaque também para "Chuva no Mar", de Arnaldo Antunes e Marisa Monte, que divide a faixa com Carminho, e para o virtuosismo da guitarra portuguesa de Ângelo Freire. A intersecção Brasil/Portugal se mostra emocionante na canção "O Sol, Eu e Tu", de Caetano, Tom Veloso e Cezar Mendes, que parece ter sido composta especialmente para a fadista -um achado.

    Reprodução
    Rua da Emenda

    Já o CD de António Zambujo, "Rua da Emenda", traz um intérprete menos expressivo, mas com um repertório mais variado, com canções que flertam com o humor, como "O Tiro pela Culatra", "Valsa de um Pavão Ciumento", "Pica do 7" e "Barata Tonta", passando com emoção pela "Zamba del Olvido", de Jorge Drexler, e pelas adaptações bem lusitanas de "La Chanson de Prévert", de Serge Gainsbourg, e "Último Desejo", de Noel Rosa. Outra canção brasileira presente no disco é "Valsa Lisérgica", de Rodrigo Maranhão e Pedro Luís. O cuidado com os arranjos e a utilização exclusiva de instrumentos acústicos trazem uma leveza sonora extremamente agradável ao trabalho de Zambujo, muito bom de ouvir. O CD termina despretensiosamente com "Viver de Ouvido" (gravada em casa com um telefone celular), com letra do cantor, cuja última estrofe revela marota singeleza: "Eu só sei viver de ouvido/ Nunca leio as instruções/ Mas sei ler o teu vestido/ Sei abrir os teus botões".


    CANTO
    ARTISTA: Carminho
    GRAVADORA: Som Livre (Rimo)
    QUANTO: R$ 21,90
    AVALIAÇÃO: muito bom


    RUA DA EMENDA
    ARTISTA: António Zambujo
    GRAVADORA: Som Livre (Rimo)
    QUANTO: R$ 24,90
    AVALIAÇÃO: muito bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024