• Guia de Livros, Discos e Filmes

    Monday, 06-May-2024 22:59:06 -03

    Trio instrumental lança disco com composições de Hermeto Pascoal

    CARLOS BOZZO JUNIOR
    DE SÃO PAULO

    31/10/2015 02h00

    O pianista, arranjador, compositor e professor paulistano André Pereira Marques estuda música há 30 anos. Integrante do grupo do alagoano Hermeto Pascoal há 21, ele compartilha da "música universal" realizada pelo mestre e dela se fez arauto.

    Impressionado com a quantidade e a qualidade das composições do "chefe" do grupo, o pianista se propôs a divulgá-las realizando "Viva Hermeto", CD com 13 músicas de Pascoal, interpretadas pelo trio que Marques formou com o contrabaixista John Patitucci e o baterista Brian Blade.

    Divulgação
    Brian Blade, André Marques e John Patitucci
    Brian Blade, André Marques e John Patitucci

    Marques conheceu os dois norte-americanos após um show na França, onde os dois jazzistas se apresentavam com o Wayne Shorter Quartet. O encontro, recheado de reverências a Hermeto, foi o gatilho para o pianista aventar a possibilidade de gravar com ambos parte da obra do reverenciado.

    Reprodução
    Viva Hermeto, por André Marques, John Patitucci e Brian Blade
    A capa do disco Viva Hermeto

    O pianista contou com o auxílio e a participação de Rogério Boccato, percussionista brasileiro residente em Nova York, que além de arregimentar os músicos norte-americanos, de quem é amigo, participou tocando em uma das faixas, "Tacho". Além dela, há mais músicas conhecidas de Hermeto. Constam "Bebê", "Chorinho pra Ele" e "O Ovo", que abre o disco. Conhecidas mais por quem acompanha de perto a obra do alagoano, figuram ainda "Das Nuvens e do Chão", "Coalhada", "Boiada" e "Menina Ilza". "Na Guaribada da Noite" é a menos manjada de todas, que aqui surge com um arranjo de Hermeto adaptado para o trio. Esta música nunca havia sido registrada, só fãs assíduos frequentadores de seus shows a conhecem.

    O disco foi gravado em um dia e mixado no outro, em novembro de 2014. Entretanto, mesmo com pouco tempo, traz um resultado surpreendente. Se a ideia era realizar uma sonoridade diferente do que já foi gravado, conseguiram. Com mais improvisações, o trio se comunica muito bem realizando uma música livre de muitos arranjos, o que predomina no trabalho do bruxo criador de uma espécie de esperanto que deu certo.

    VIVA HERMETO
    ARTISTAS: André Marques John Patitucci e Brian Blade
    GRAVADORA: Borandá
    QUANTO: R$ 27,90
    AVALIAÇÃO: ótimo

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024