• Guia de Livros, Discos e Filmes

    Thursday, 02-May-2024 11:34:33 -03

    Caixa reúne filmes de Scorsese sobre os cinemas americano e italiano

    CÁSSIO STARLING CARLOS
    DE SÃO PAULO

    28/11/2015 02h00

    Viajar pelos cinemas americano e italiano com um grande cineasta como guia é um convite irrecusável. A caixa "O Cinema por Scorsese" reúne dois documentários em que o diretor apresenta aspectos decisivos da história dessas duas cinematografias com uma visão afetiva e didática.

    Em "Uma Viagem Pessoal pelo Cinema Americano" (1995), Scorsese expõe a gênese e o desenvolvimento de elementos estruturais do cinema americano, da emergência da forma do espetáculo, consolidada por D.W. Griffith na década de 1910, às liberdades narrativas e estilísticas da geração dos anos 1960 que anunciaram o esgotamento do modelo hollywoodiano até então predominante.

    Alberto E. Rodriguez - 25.jan.2014/AFP
    LOS ANGELES, CA - JANUARY 25: Director Martin Scorsese speaks onstage at the 66th Annual Directors Guild of America Awards Feature Film Symposium held at Directors Guild Of America on January 25, 2014 in Los Angeles, California. == FOR NEWSPAPERS, INTERNET, TELCOS & TELEVISION USE ONLY ==
    O diretor Martin Scorsese durante palestra organizada pelo sindicato dos diretores dos EUA

    Em vez de priorizar o gênio do sistema, Scorsese valoriza o papel dos diretores na invenção e na solução de problemas e distingue suas personalidades muitas vezes em diálogo ou embate com um modo de produção coercitivo. Por meio da noção de estilo, ele demonstra como foi possível adequar as mais diversas visões pessoais a um esquema industrial e como o cinema americano, em seus grandes momentos, soube solucionar a equação arte e comércio sem substituir um pelo outro.

    O documentário também se destaca por mapear o território dos filmes B e por evidenciar a influência de um autor tão contra a corrente como John Cassavetes.

    Divulgação
     capa filmes - GuiaLivros82

    A intenção de "Minha Viagem à Itália" (2001) é chamar a atenção do público mais jovem para obras que redefiniram a linguagem cinematográfica e Scorsese reivindica a influência que sofreu delas para apresentá-las.

    O recorte segue fielmente o cânone, alinhando os incontornáveis Rossellini, De Sica, Visconti, Fellini e Antonioni. Mesmo não sendo uma seleção surpreendente, o documentário tem trechos indescritíveis quando Scorsese analisa com um misto de paixão cinéfila e inteligência formal as liberdades e inovações de "Europa '51", "Umberto D", "Sedução da Carne", "A Doce Vida" ou "O Eclipse".

    O CINEMA POR SCORSESE
    DIRETOR: Martin Scorsese
    DISTRIBUIDORA: Versátil
    QUANTO: R$ 49,90
    AVALIAÇÃO: ótimo

    Edição impressa

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024