• Ilustrada

    Thursday, 28-Mar-2024 08:18:36 -03

    "A novela foi do jeito que eu queria", diz autora de "Beleza Pura"

    JONATHAN PEREIRA
    Colaboração para a Folha Online

    11/09/2008 18h00

    A novela "Beleza Pura" chega ao fim nesta sexta-feira, na Globo. O final feliz para os protagonistas está garantido: Joana (Regiane Alves) e Guilherme (Edson Celulari) vão se casar.

    Márcio de Souza/TV Globo
    Beleza Pura - Beleza Pura é apresentada à imprensa Autora Andrea Maltarolli e o diretor Rogério Gomes Créditos obrigatórios: TV Globo / Márcio de Souza
    A autora Andrea Maltarolli elogia o diretor-geral de "Beleza Pura", Rogério Gomes

    Em entrevista à Folha Online, a autora Andréa Maltarolli comenta como foi escrever sua primeira novela, o sucesso da personagem Rakelli (Ísis Valverde) e diz que não sofreu cobrança por audiência --que ficou abaixo da meta estabelecida pela Globo para as 19h.

    Folha Online - Qual o balanço que você faz de "Beleza Pura"?

    Andrea Maltarolli - Muito positivo. "Beleza Pura" é o que eu queria: uma novela leve e bem-humorada. Foi um grande prazer trabalhar também com a equipe do Papinha [o diretor-geral Rogério Gomes], que trouxe para o estúdio uma alegria que transbordou para a tela.

    Folha Online - Você esperava o sucesso de personagens como a Rakelli? Se inspirou em alguém para escrevê-la?

    Maltarolli - A Rakelli deu certo porque juntamos uma atriz talentosa e carismática com um bom papel. Sempre gostei da personagem, mas não podia imaginar tamanho sucesso. A escalação da Ísis Valverde foi também uma idéia do Papinha e adorei vê-la interpretando. Não me inspirei em uma pessoa específica para compor a personagem, mas em várias que conheci ao longo da vida. Aquele choro de sirene, tão característico dela, teve como inspiração, por exemplo, o choro de crianças, e mostra um pouco o lado infantil da personagem.

    Folha Online - A experiência como roteirista de "Malhação" ajudou?

    Maltarolli - Sem dúvida. "Malhação" me deu a experiência de estar à frente de um programa diário de dramaturgia. Por isso, escrever uma novela não foi uma surpresa.

    Frederico Rozario/TV Globo
    O casamento de Joana e Guilherme vai ao ar no último capítulo de "Beleza Pura"
    O casamento de Joana e Guilherme vai ao ar nesta sexta no último capítulo da novela

    Folha Online - Qual a principal dificuldade entre escrever "Malhação" e uma novela das 19h?

    Maltarolli - Escrever "Malhação" é carregar um piano. Novela, dois (risos). Criar uma novela, em qualquer horário, é um trabalho infernal, mas muito divertido. Na novela das 19h, temos mais liberdade para brincar, e o público é mais variado.

    Folha Online - Houve cobrança por audiência? Precisou mudar muita coisa da sinopse? Como lidou com isso?

    Maltarolli - Nunca houve esta cobrança. Todos me deixaram trabalhar, fazer as coisas do jeito que eu queria. Não precisei mudar absolutamente nada na sinopse.

    Folha Online - Como foi trabalhar sob a supervisão de Sílvio de Abreu? Ele acompanhou toda a novela ou só os primeiros capítulos?

    Maltarolli - Foi maravilhoso trabalhar com o Silvio e nos tornamos bons amigos. Ele supervisionou os primeiros capítulos da trama, mas continuamos em contato durante toda a novela --e espero que para o resto da vida!

    Folha Online - O que o telespectador pode esperar do último capítulo?

    Maltarolli - Tudo o que uma novela tem direito (risos). Casamentos, morte e surpresas para o telespectador.

    Folha Online - Alguma idéia para uma próxima novela?

    Maltarolli - Tenho várias idéias, mas agora vou tirar férias. (risos).

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024