• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 06:38:52 -03

    Xuxa e Michael Jackson são hits de festas no país, segundo Ecad

    THIAGO NEY
    da Reportagem Local

    09/04/2010 07h32

    Xuxa pode ter perdido o reinado na televisão, mas nas festas ela ainda é poderosa. Atrás apenas do tradicionalíssimo e universal "Parabéns a Você", uma música da cantora e apresentadora aparece em segundo lugar na lista das canções mais tocadas em comemorações.

    Ouça as músicas mais executadas em festas pelo país

    O "Parabéns da Xuxa" foi a segunda música mais executada em eventos no Brasil, segundo avaliação do Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Depois, aparecem canções interpretadas por Black Eyed Peas ("Boom Boom Pow"), Gloria Gaynor ("I Will Survive") e Michael Jackson ("Thriller") (leia lista abaixo).

    Órgão responsável por fiscalizar e distribuir o que se arrecada com direito autoral no país, o Ecad começou, em julho do ano passado, a verificar quais canções eram ouvidas em festas diversas (casamentos, aniversários), formaturas etc.

    Editoria de Arte/Folha Imagem

    A primeira distribuição do dinheiro referente ao direito autoral desse novo segmento abordado pelo Ecad foi feita apenas no início deste ano. A segunda distribuição ocorrerá até o final deste mês.

    O objetivo de criar essa categoria de arrecadação seria "contemplar músicas que não costumam mais ser ouvidas nas rádios e TVs, mas que continuam a serem tocadas em festas", afirma Mario Sergio Campos, gerente executivo de distribuição do Ecad.

    "Isso acontece com o próprio 'Parabéns a Você'. Não toca nas rádios, na TV, e seus compositores não eram contemplados [com o pagamento de direito autoral]. Mas essa sempre tocou em diversas festas."

    A pesquisa do Ecad é feita por meio de 21 aparelhos que se assemelham a um gravador digital. Eles são instalados nos locais de eventos e gravam o que foi tocado. "No dia seguinte, um técnico retira o equipamento e ouve as músicas que estão gravadas." Os responsáveis pelas festas e eventos têm de fazer o pagamento ao Ecad, que então faz o repasse aos compositores das canções. Essa verificação é feita em 15 capitais do Brasil.

    Até agora sujeitos a fiscalização presencial de um técnico do Ecad, clubes noturnos e boates deverão receber esse tipo de aparelho. O segmento de festas é a mais recente categoria de verificação de direito autoral criada pelo Ecad. Outras são: rádio, televisão, televisão por assinatura, música ao vivo, Carnaval e festa junina.

    Se nos resultados do Ecad brilham Xuxa, Black Eyed Peas, Rihanna e Michael Jackson, em festas conhecidas de São Paulo o resultado é diferente. Veja ao lado o ranking das mais tocadas em três noites de pop e rock paulistanas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024