• Ilustrada

    Saturday, 04-May-2024 04:08:38 -03

    Morre em Paris o diretor chileno Raúl Ruiz

    DE SÃO PAULO

    19/08/2011 10h26

    Morreu esta manhã em Paris aos 70 anos o diretor chileno Raúl Ruiz. Ele morreu em decorrência de uma infecção pulmonar, informa a agência Efe. A notícia foi divulgada por seu produtor, François Margolin.

    Ruiz, cineasta e teórico do cinema radicado na França, país em que buscou exilou após o golpe militar de 1973 --e onde passou a grafar seu nome como Raoul--, conquistou reconhecimento internacional no início dos anos 80.

    O sepultamento do diretor, que nasceu em 25 de julho de 1941 e deixa uma carreira que supera as 150 obras, será no Chile. Na próxima terça-feira será realizada em Paris uma cerimônia em sua homenagem.

    Ruiz desenvolveu na França e em Portugal grande parte de sua carreira, e segundo Margolin, "nem ele mesmo sabia quantos filmes havia feito". Entre seus principais trabalhos estão "As Três Coroas do Marinheiro" (1983), "A Ilha do Tesouro" (1985) e "Mistérios de Lisboa" (2010).

    Com "Mistérios de Lisboa", Raúl Ruiz venceu a Concha de Prata de melhor diretor no Festlva de San Sebastián. Em 1997, ganhou no Festival de Berlim o Urso de Prata por sua contribuição ao cinema. Foi quatro vezes indicado à Palma de Ouro, no festival de Cannes.

    Atualmente trabalhava no finalização do longa "La Noche de Enfrente", rodado no Chile em abril.

    Com Efe

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024