• Ilustrada

    Saturday, 18-May-2024 23:39:06 -03

    Best-seller recorre a suspense para narrar casamento em crise

    FERNANDA REIS
    DE SÃO PAULO

    09/03/2013 04h19

    Nick acorda na manhã de seu aniversário de cinco anos de casamento com o cheiro de crepe. Sua mulher, Amy, está na cozinha de sua casa no interior dos EUA, com a mão na massa, cantarolando a música tema de "M.A.S.H".

    A cena inicial de "Garota Exemplar", romance da americana Gillian Flynn lançado agora no Brasil, poderia fazer parte de qualquer livro de "chick lit" --a literatura de mulherzinha. De certa forma, a obra se encaixa no gênero --só que acrescenta a ele uma boa dose de suspense.

    Após o café da manhã romântico, Nick sai para trabalhar e recebe uma notícia ao telefone: Amy desapareceu (o título do livro em inglês, aliás, é "Gone Girl", garota desaparecida). Há sinais de luta na casa, a porta estava escancarada, o gato estava para fora.

    O primeiro suspeito, para a polícia, é o marido, que logo revela que o casamento estava em crise. Para o leitor, fica a dúvida: a cada capítulo, Amy e Nick se alternam na narrativa --ela, em passagens de seu diário; ele, no tempo presente--, contando diferentes histórias sobre sua relação.

    Nick confessa a quem lê que parte do que está dizendo é mentira, mas não revela o que é fato e o que é ficção, numa trama cheia de reviravoltas, em que nunca se sabe se é ele ou Amy quem, no fundo, tem a razão.

    "Eu queria escrever sobre casamento. Meus dois primeiros livros foram sobre pessoas solitárias, alienadas, que não se relacionavam", diz Flynn, 42, por telefone à Folha.

    "Queria me basear na ideia de que, num casamento, a gente sabe um monte de coisas sobre a outra pessoa, mas desconhece outras."

    Ela conta que começou o trabalho com uma ideia pouco definida em mente, e que muitas das reviravoltas --e o final, que divide seus fãs-- surgiram pelo caminho.

    "A ideia de ter o diário de Amy veio depois. A princípio, teria só o ponto de vista de Nick", diz. "Mas gosto de escrever para testar coisas novas. Se planejasse mais, perderia a graça. Mas eu escreveria muito mais rápido", ri.

    Casada há pouco tempo quando começou a trabalhar em "Garota Exemplar", Flynn diz que o marido amou o livro e que ele a conhecia bem o suficiente para saber que ela não era complicada como seus personagens.

    CINEMA

    Os direitos de adaptação do livro --que está no topo da lista de mais vendidos do "New York Times" desde 23 de dezembro do ano passado-- para o cinema foram comprados pela atriz Reese Witherspoon.

    Ainda sem diretor definido --boatos circularam sobre um envolvimento de David Fincher, de "A Rede Social"--, o longa terá roteiro da própria autora. "Terminei agora a primeira versão. Estou esperando definirmos o diretor para sentar com ele e trabalharmos nisso", disse.

    Flynn diz que seu envolvimento no filme está tomando, por ora, todo o seu tempo. "Tenho ideias para outros livros, mas, por enquanto, estou totalmente envolvida em 'Garota Exemplar'."

    GAROTA EXEMPLAR
    AUTORA Gillian Flynn
    TRADUÇÃO Alexandre Martins
    EDITORA Intrínseca
    QUANTO R$ 39,90 (448 págs.)

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024