• Ilustrada

    Sunday, 28-Apr-2024 05:59:22 -03

    Associação de críticos de Nova York pede desculpas ao diretor Steve McQueen

    DE SÃO PAULO

    08/01/2014 16h14

    O NYFCC (New York Film Critics Circle) pediu desculpas formais ao diretor americano Steve McQueen, insultado verbalmente durante premiação da organização na segunda (6). As informações são do jornal "The Guardian".

    Diretor Steve McQueen é alvo de insultos durante premiação em Nova York
    'Gravidade' e '12 Anos de Escravidão' lideram indicações ao prêmio Bafta

    Durante a cerimônia, McQueen foi alvo de insultos feitos pelo editor da revista "CityArt" Armond White. O editor o chamou de "lixeiro" e "porteiro constrangido" enquanto McQueen recebia o prêmio por seu trabalho no filme "12 Anos de Escravidão", favorito ao Oscar de 2014.

    Fred Prouser/Reuters
    Steve McQueen após receber o prêmio de diretor no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, por '12 Anos de Escravidão
    Steve McQueen após receber o prêmio de diretor no Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, por '12 Anos de Escravidão'

    O Critics Circle disse que tomaria ações disciplinares contra White, membro da organização.

    "Em nome do Film Critics Circle de Nova York, eu sinceramente peço desculpas pela rude impertinência encontrada pelo Sr. McQueen", disse o presidente da organização, Joshua Rothkopf, em um comunicado. "Fico envergonhado em saber que isso partiu de um de nossos membros. Tomaremos medidas disciplinares".

    Em entrevista a um blog do "New York Times" na terça (7), White negou que tenha feito os insultos. "Eu não gritei nada. Estava conversando com meus amigos da mesa. O que li na internet hoje é ultrajante", disse.

    Em uma crítica feita ao filme no site do NYFCC em outubro de 2013, White havia escrito que o longa de McQueen era uma "tortura pornográfica".

    O filme "12 Anos de Escravidão" —sobre um homem negro livre que é escravizado— recebeu nesta quarta (8) 10 indicações ao Bafta, incluindo melhor diretor, melhor filme e melhor ator, para Chiweter Ejiofor.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024