• Ilustrada

    Saturday, 27-Apr-2024 18:32:20 -03

    'Amores Roubados' deixa de lado retrato do Recife no século 19

    THALES DE MENEZES
    EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    09/01/2014 03h16

    "Amores Roubados" foi livremente inspirado no livro "A Emparedada da Rua Nova", do escritor pernambucano Carneiro Vilela (1846-1913), segundo divulgação da TV Globo.

    Pelos capítulos iniciais, muito "livremente".

    Crítica: Time de peso dá relevância a 'Amores Roubados'

    A trama usa um pífio esqueleto do original, focado nas peripécias do Don Juan chamado, no livro e na tela da TV, de Leandro.

    Mas desaparece a característica mais destacada da obra,que é uma arguta dissecação da sociedade recifense do fim do século 19.

    Tem um texto intrincado, mas ainda assim acessível, o que explica o sucesso da publicação em folhetim semanal, entre 1909 e 1912.

    A primeira versão do texto, em livro, é de 1886. Depois da carreira folhetinesca, as edições da obra completa foram escassas, tornando o romance desconhecido fora de Pernambuco.

    A edição recém-lançada pela Cepe Editora (nas livrarias por R$ 45) pode pegar carona na minissérie global. Quem comprar o volume terá nas mãos um catatau com muitas idas e vindas temporais em suas 518 páginas.

    O tamanho do livro não deve assustar. Seu caráter episódico segura o leitor.

    A "emparedada" do título pode ser real ou invenção de Vilela. A moça enterrada viva sob tijolos é hoje lenda urbana em Pernambuco.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024