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    Estilista Ivan Aguilar estreia em Nova York com coleção feminina

    PEDRO DINIZ
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

    01/02/2014 03h27

    Nem Alexandre Herchcovitch, nem Osklen, nem Miele. É Ivan Aguilar quem irá representar o Brasil na semana de moda de Nova York, no próximo sábado, após um hiato de cinco anos longe da passarela.

    O estilista capixaba, que tem como foco a moda masculina —e já foi conhecido como o estilista dos ex-presidentes Lula e Fernando Henrique Cardoso—, passou três anos maturando a ideia de lançar sua primeira coleção feminina.

    "Estava cansado de desfilar masculino, porque são roupas que não precisam ser desfiladas. Tentei por vários anos fazer algo diferente, mas tudo encalhava no estoque. Homem brasileiro gosta do terno preto clássico. Ponto", diz Aguilar.

    Divulgação
    Croqui da coleção de inverno 2015 do estilista Ivan Aguilar, que estreia na semana de moda de Nova York em fevereiro de 2014
    Croqui da coleção de inverno 2015 do estilista Ivan Aguilar, que estreia na semana de moda de Nova York em fevereiro de 2014

    O designer, que já foi chamado de "visionário" pela imprensa internacional devido à precisão de sua alfaiataria, às desconstruções da indumentária masculina e ao cuidado com o acabamento das roupas, se inspira, nesta temporada, no modernismo da cidade de Barcelona e no barroco mineiro.

    "A arte sacra também foi fonte de inspiração para a coleção e, apesar da suntuosidade das referências, a imagem é limpa. Apesar dessa onda 'over' que domina a moda, proponho uma estética 'clean', com matizes de ouro envelhecido, um pouco do 'new look' de Dior e peças versáteis", explica o estilista.

    Versatilidade que pode ser traduzida num casaco-vestido, marcado na cintura e com uma saia evasê, que o designer acredita ser uma das peças-chave de sua coleção de inverno 2015.

    As roupas foram pensadas para o mercado americano e seu estilo de vida. Lá, custarão entre US$ 700 (cerca de R$ 1.700) e US$ 1.200 (R$ 2.900). "É tudo ultrafeminino, apesar de as minhas raízes estarem na alfaiataria masculina. Criei um 'casual wear' para ser usado à noite, mas ao mesmo tempo não é roupa de festa."

    Ele comercializará as peças em multimarcas de lá antes de trazê-las para o Brasil. "É que eles [os americanos] consomem muito e valorizam o mercado emergente. Já a [coleção] de verão, que também vou desfilar em Nova York [em setembro], é pensada para o Brasil."

    A relação com o país natal, aliás, é um caso à parte. Ex-Fashion Rio, Ivan Aguilar saiu do line-up da semana carioca sem dar explicações.

    "A organização disse não haver relação entre minha moda e a proposta do evento. Voltei para Vitória [no Espírito Santo, onde mantém ateliê de confecção sob medida] e decidi esperar", conta Aguilar.

    O projeto de coleção com a grife de moda praia americana Sinesia Karol despertou o interesse no mercado dos EUA, onde Aguilar deve, em breve, fincar os dois pés.

    "Penso em transferir minha operação para Nova York. No Brasil, estilista velho não tem espaço. Lá, Diane [von Fürstenberg], Oscar de la Renta e Michael Kors, todos com idade mais avançada, são valorizados", diz ele, aos 50 anos.

    Divulgação
    Croqui da coleção de inverno 2015 do estilista Ivan Aguilar, que estreia na semana de moda de Nova York em fevereiro de 2014
    Croqui da coleção de inverno 2015 do estilista Ivan Aguilar, que estreia na semana de moda de Nova York em fevereiro de 2014

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