• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 05:50:02 -03

    Manoel Carlos leva mais uma Helena à TV na novela "Em Família"

    ISABELLE MOREIRA LIMA
    DE SÃO PAULO

    03/02/2014 03h07

    A partir de hoje, no horário nobre da novela das 21h, a Globo volta à vidinha do Leblon. Após a trama de Walcyr Carrasco, cheia de reviravoltas mirabolantes e do aguardado beijo gay, é a vez de Manoel Carlos trazer de volta sua heroína primordial em seu bairro predileto.

    Desta vez, é Julia Lemmertz, 50, quem vive Helena. Nesta encarnação, a protagonista é destemida: pula de paraquedas e se joga na vida.

    A personagem foi escrita especialmente para a atriz e serve de homenagem a Lílian Lemmertz (1937-1986), mãe de Julia, que viveu a primeira Helena da obra de Manoel Carlos em "Baila Comigo" (1981). Segundo o autor, que chegou aos 80, "Em Família" pode ser sua última novela.

    Zo Guimaraes/Folhapress
    Retrato da atriz Julia Lemmertz na praia da Reserva, no Rio de Janeiro
    Retrato da atriz Julia Lemmertz na praia da Reserva, no Rio de Janeiro

    Para a atriz, por outro lado, é a primeira vez que protagoniza uma novela. "É um trabalho forte, especial, todo ator sonha em ter uma coisa assim. É uma mulher interessante e contraditória, humana", diz Lemmertz.

    No centro da trama, está um romance entre Helena e o primo Laerte (Gabriel Braga Nunes), que é preso no dia do casamento e força a heroína mudar de rumo na vida.

    "Essa relação entre primos foi sempre muito comum. E é recorrente em minhas novelas. Talvez até por eu mesmo ter vivido um amor de adolescente com uma prima inesquecível", diz o autor.

    PASSADO

    Após um salto de décadas, Helena está casada com um amigo e é mãe de uma filha idêntica a ela na juventude -interpretada por Bruna Marquezine, mesma atriz que faz Helena na adolescência. Em outra guinada do destino, terá de lidar com o passado.

    "É uma trama cotidiana, mas sem ser naturalista. É realista, mas tem seu drama, sua tragédia", afirma Lemmertz, para quem sua personagem é "uma mulher atual".

    "A grande questão dela é como lida com a perda, pois ela não quer abrir mão de nada. É voraz, passional, mas é assertiva e cuida da família."

    Entre os elementos de sempre das tramas de Manoel Carlos, ressurgem, assim como Helena, o Leblon, a trilha levada à base de bossa nova e o merchandising social. Os temas da vez são o alcoolismo e o mal de Parkinson.

    NA TV
    Em Família
    Quando de segunda a sábado, às 21h10, na Globo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024