• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 18:06:51 -03

    TV latino-americana mostra beijo gay há mais de 20 anos

    SYLVIA COLOMBO
    DE SÃO PAULO

    03/02/2014 03h15

    Enquanto a Globo e a redes sociais brasileiras comemoravam a quebra de tabus representada pelo beijo de "Amor à Vida", vale lembrar que o beijo gay há muito já não é raro em vários países latino-americanos.

    México, Argentina, Colômbia, Peru e até o conservador Chile já romperam essa fronteira. O primeiro beijo gay da TV argentina ocorreu em 1992, com os atores Gerardo Romano e Rodolfo Ranni, na minissérie "Zona de Riesgo", que ia ao ar à meia-noite.

    Dez anos depois, foi a vez do primeiro beijo entre mulheres, em "009 Central", do canal Trece. Houve beijos homossexuais em várias telenovelas da Telefé, muitas exportadas a outros países, como "El Elegido" e "Graduados".

    MARADONA

    No ano passado, o canal 13 argentino exibiu o primeiro beijo gay entre homens casados, na novela "Farsantes", com os atores Julio Chavez (argentino) e Benjamin Vicuña (chileno). A Argentina foi o primeiro país da América Latina a oficializar o matrimônio igualitário, em 2010. Seu astro maior, o jogador de futebol Diego Maradona, não raramente é visto dando beijos em homens na telinha.

    Na Colômbia, em 2012, as atrizes Silvia de Dios e Xilena Aycardi se beijaram num elevador na novela "La Traicionera" e foram flagradas por um porteiro espantado. No mesmo país, os atores Ernesto Benjumea e Pedro Falla também protagonizaram um beijo gay masculino na atração "Donde Está Elisa".

    Em 2010, os atores Diego Bertie e Christian Rivero beijaram-se em cena da comédia romântica "Los Exitosos Gomes", sucesso no Peru.
    Já no Chile, Ricardo Fernandez e Sebastian Layseca se envolveram em "Los Exitosos Pells" (2009), adaptação que também levou o beijo gay ao México.

    Veja vídeo

    Veja vídeo

    Veja vídeo

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024