• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 10:31:38 -03

    DVD pirata de '12 Anos...' destaca Brad Pitt e encolhe protagonista negro

    ÚRSULA PASSOS
    DE SÃO PAULO

    04/02/2014 13h50

    Quem passa pelos vendedores de DVDs piratas da região central de São Paulo em busca do filme "12 Anos de Escravidão" —que só estreia nos cinemas brasileiros em 21 de fevereiro—pode se surpreender ao encontrar o ator Brad Pitt na capa de um filme sobre um homem negro, nascido livre, que é raptado e forçado à escravidão.

    No último mês de dezembro a distribuidora italiana do longa, a BIM Distribuzione, foi alvo de críticas por divulgar o filme com cartazes em que o rosto de Pitt (que tem papel secundário no filme), ou o de Michael Fassbender (vilão da história), aparecia em grande destaque, enquanto o protagonista —o ator negro Chiwetel Ejiofor— aparece pequeno, num canto inferior, diferentemente do pôster americano, em que só Ejiofor aparece.

    A distribuidora voltou atrás e divulgou um cartaz como o americano. Porém, por aqui, o DVD é encontrado nas bancas de camelôs com a mesma imagem do pôster italiano, destacando o ator loiro.

    Reprodução
    Imagem de DVD pirata do filme '12 Anos de Escravidão', vendido em São Paulo
    Imagem de DVD pirata do filme '12 Anos de Escravidão', vendido em São Paulo

    Segundo os vendedores ouvidos pela reportagem, não são eles que escolhem as capas, mas elas já vêm escolhidas pelo "fornecedor".

    Um deles, na rua Augusta, disse que Pitt está na capa "porque ele é bonito, né?".

    O colega do lado explica: "Quem acompanha filmes compra por causa da história, os outros compram por causa do Brad Pitt na capa". Para ele —nenhum dos entrevistados quis se identificar— um homem branco não cai bem à história. "Acho errado esse louro do olho azul na capa do filme de escravos."

    Um terceiro vendedor é contra o uso da imagem de Brad Pitt. "Ele nem deveria estar aqui, é só uma coincidência" diz, "mas essa faixa com as indicações ao Oscar vende mais mesmo."

    Na última quarta-feira (29 de janeiro), os longas indicados ao Oscar — divulgados no dia 16— disponíveis nas bancas dos vendedores já contavam com uma tarja no alto das capas com o número de indicações e as categorias.

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024