• Ilustrada

    Sunday, 19-May-2024 09:06:47 -03

    Martinho, Alcione, Diogo Nogueira e Roberta Sá vão fazer turnê do samba

    THALES DE MENEZES
    EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    04/02/2014 18h57

    Depois de duas edições em que homenageou dois ícones da MPB, o projeto Nivea Viva anunciou sua programação para 2014, mantendo a proposta de levar shows grandiosos às plateias de seis capitais brasileiras. Em todas, um espetáculo ao ar livre e gratuito.

    Mas há espaço para grandes mudanças na iniciativa. Em 2012, Elis Regina (1945-1982) foi homenageada, com os primeiros shows da carreira de Maria Rita dedicados ao repertório da mãe. No ano passado, Vanessa da Mata arrebanhou 420 mil pessoas em seis apresentações em que cantava Tom Jobim (1927-1994).

    Para esta temporada, o projeto que tem, desde o início, Monique Gardenberg como diretora artística, prestará tributo não a um artista, mas a um gênero: o samba. "Há muitos anos tenho vontade de fazer um trabalho com samba, e foi uma grata coincidência a Nivea decidir por essa homenagem em 2014".

    Fotomontagem
    Roberta Sá, Diogo Nogueira, Alcione e Martinho da Vila participam de turnê do samba
    Roberta Sá, Diogo Nogueira, Alcione e Martinho da Vila participam de turnê do samba

    Numa empreitada dessas, o palco vai receber quatro artistas que representam gerações diferentes do samba: um "casal" jovem, Roberta Sá, 33, e Diogo Nogueira, 32, e um "casal" de lendas do gênero, Alcione, 66, e Martinho da Vila, 75.

    Na apresentação dos quatro à imprensa, num restaurante em São Paulo nesta terça-feira (4), Monique agradeceu, entre outros, ao jornalista Hugo Sukman, que teve o papel de curador dos shows. "Dividimos em blocos temáticos, sem conseguir chegar a tudo que já foi falado em sambas, porque é um gênero que já tratou de quase tudo que envolve a vida das pessoas", disse a diretora. "Falaremos do cotiando do nosso povo através das vozes desse quarteto luxuoso."

    Os cantores devem se alternar no palco, formando duplas, trios ou cantando todos juntos, num repertório que irá de Donga a Chico Buarque, passando, entre outros, por Noel Rosa, Cartola e, claro, João Nogueira, pai de Diogo.

    Na entrevista, Alcione e Martinho da Vila brincaram com o fato de conhecerem Diogo desde criança. "Esse eu vi na barriga da mãe", disparou Martinho. "A Alcione ia lá em casa e me chamava de 'Anjinho', porque eu tinha o cabelo encaracolado", contou Diogo, e a cantora confirmou. "Você será sempre meu anjinho barroco", disse Alcione.

    Mas a abertura de cada show terá quatro números individuais, nos quais cada cantor "defende" uma música que ele acredita que represente muito bem o gênero. Martinho cantará "Casa de Bamba"; Alcione, "Não Deixe o Samba Morrer"; Diogo, "Poder da Criação"; e Roberta, "Eu Sambo Mesmo".

    Depois de um show para convidados no Rio, ainda neste mês, a agenda oficial do Nivea Viva o Samba é esta: Porto Alegre (16/3), Rio de Janeiro (23/3), Brasília (6/4), Recife (13/4), Salvador (27/4) e São Paulo (25/5). Os locais das apresentações ainda serão definidas.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024