• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 09:54:17 -03

    Quênia prende vendedores de DVDs de 'Lobo de Wall Street', proibido no país

    DE SÃO PAULO

    13/02/2014 19h36

    Dezenas de vendedores de DVDs piratas foram presos no Quênia nesta semana por estarem comercializando cópias de "O Lobo de Wall Street", filme proibido no país. As informações são da emissora britânica BBC.

    O filme foi banido do Quênia pelo Painel de Classificação de Filmes local em janeiro, por conter "cenas extremas de nudez, deboche, hedonismo e palavrões".

    No entanto, os vendedores estavam negociando cópias piratas por um valor irrisório de aproximadamente R$ 1,40. Agora, eles podem enfrentar longas sentenças de até cinco anos na prisão.

    Divulgação
    Cena de 'O Lobo de Wall Street', filme proibido no Quênia; vendedores de DVDs piratas foram presos
    Cena de 'O Lobo de Wall Street', filme proibido no Quênia; vendedores de DVDs piratas foram presos

    "O Lobo de Wall Street", mais recente filme de Martin Scorsese, traz Leonardo DiCaprio no papel de um corretor da bolsa charlatão, que leva um estilo de vida cheio de excessos entre drogas e orgias. O longa se tornou a maior bilheteria da carreira do cineasta, mesmo com a alta censura em diversos países e com suas três horas de duração.

    Segundo disse à BBC Eva Mbuni, uma porta-voz dos censores quenianos, as prisões estão sendo feitas "em nome de nossas crianças e nossas mulheres".

    "O que vemos é que cada vez mais os filmes retratam de maneira negativa nossas mulheres e crianças. Será que só os mostramos como símbolos de gratificação sexual?", disse Mbuni.

    Mesmo assim, distribuidoras e exibidoras cinematográficas apelaram contra a decisão dos censores de proibir "O Lobo de Wall Street" no país.

    De acordo com Mbuni, a proibição poderia ter sido evitada se algumas partes escolhidas pelos censores tivessem sido cortadas por essas empresas.

    "Eles não nos ouviram e nos deixaram sem escolha."

    [an error occurred while processing this directive]

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024