• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 05:19:20 -03

    Brasileiro 'Hoje eu Quero Voltar Sozinho' vence prêmio da crítica em Berlim

    RENATA MIRANDA
    COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE BERLIM

    14/02/2014 16h16

    O filme "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", do diretor paulistano Daniel Ribeiro, 31, recebeu na tarde desta sexta-feira (14) o prêmio da Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema) como o melhor filme da mostra Panorama da Berlinale.

    "Acabamos de ganhar, ficamos super surpresos", disse Ribero à Folha logo após a cerimônia de premiação. "A gente esperava que o filme agradasse ao público, mas não sabia que os críticos também fossem gostar."

    O longa de Daniel teve sua estreia na noite de segunda-feira no festival internacional de cinema da capital alemã. Durante o filme, a plateia aplaudiu em determinadas cenas e, ao fim da sessão, todos os presentes ovacionaram o longa de pé por alguns minutos.

    Divulgação
    Os atores Fabio Audi (conduzindo) e Ghilherme Lobo (na garupa), em cena de 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho', de Daniel Ribeiro
    Atores Fabio Audi (conduzindo) e Ghilherme Lobo (atrás), em cena de 'Hoje Eu Quero Voltar Sozinho'

    A história contada pelo diretor, nascido e criado em São Paulo, é centrada em Leo, interpretado por Ghilherme Lobo, um adolescente cego que se apaixona por Gabriel (Fábio Audi), o menino novo que acabou de entrar no colégio. O longa mostra o processo de descoberta e aceitação entre os dois garotos, que contam sempre com o apoio da melhor amiga de Leo, Giovana (Tess Amorim).

    Todo ano a Fipresci premia um filme nas mostras de Competição, Panorama e Forum da Berlinale. Segundo o diretor brasileiro, a equipe foi avisada na noite de quinta-feira sobre a vitória.

    "Está todo mundo super contente e os meninos [Ghilherme, Fábio e Tess] já até estão virando celebridades aqui em Berlim", brincou Ribeiro.

    O filme venceu também nesta sexta-feira o Teddy Awards, premiação do festival alemão direcionada a filmes e pessoas que tratam de conteúdo "queer" com o objetivo de contribuir para a tolerância e igualdade na sociedade.

    Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

    Assista ao vídeo em tablets e celulares

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024