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    Séries e filme vão contar a história do abolicionista baiano Luiz Gama

    SYLVIA COLOMBO
    DE SÃO PAULO

    08/03/2014 03h01

    Enquanto há filas para ver "12 Anos de Escravidão", vencedor do Oscar de melhor filme, figuras brasileiras de trajetória similar à de Solomon Northup estavam fadadas ao esquecimento ou à reverência apenas de estudiosos.

    É o caso do abolicionista Luiz Gama (1830-1882), advogado e ativo republicano que passou a infância como escravo, vendido pelo próprio pai.

    "Espero que o sucesso de '12 Anos' alavanque o interesse pela história de Gama e tantos ex-escravos brasileiros", diz a escritora Ana Maria Gonçalves, que trabalha no roteiro de uma série e um filme sobre o personagem.

    Militão Augusto de Azevedo/Reprodução
    Retrato do advogado baiano Luiz Gama por volta de 1880
    Retrato do advogado baiano Luiz Gama por volta de 1880

    O livro de Gonçalves "Um Defeito de Cor", que romanceia a vida da provável mãe de Gama, Luiza Mahin, também deve ir à TV. Depois de chamar a atenção do cineasta Fernando Meirelles, o texto pode virar série global, com direção de Luiz Fernando Carvalho.

    Gama nasceu na Bahia, de mãe africana e pai baiano. Escravizado, foi enviado ao Sul, exposto em leilões, e acabou em São Paulo, onde serviu o comerciante Antonio Pereira Cardoso por sete anos.

    Aos 17, num lance que mistura acaso e persistência, aprendeu a ler e escrever com um pensionista de seu senhor, o estudante de direito Antônio Rodrigues do Prado Júnior. Obteve os documentos que provaram que nascera livre e deixou o cativeiro.

    Seu relato dos anos como escravo está em uma carta escrita em 1880 ao amigo Lúcio de Mendonça.

    "A carta de Gama é um documento único da história do Brasil. Nos EUA, as narrativas de escravos e ex-escravos estão no nascedouro da literatura negra. Aqui, só conhecemos esse documento de um ex-escravo que tenha se tornado figura pública proeminente", diz Lígia Fonseca Ferreira, professora da Unifesp e especialista na obra de Gama.

    Ferreira tem críticas a "12 Anos", mas o considera importante. "Quantos não se fizeram sobre o Holocausto? Muito mais que a escravidão africana, uma história de 400 anos que precisa ser melhor entendida, sobretudo no Brasil."

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