• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 04:35:56 -03

    Disco do padre Marcelo Rossi foi o mais vendido em 2013

    GIULIANA DE TOLEDO
    DE SÃO PAULO

    19/03/2014 11h47

    "Já Deu Tudo Certo", do padre Marcelo Rossi, e "Remixed", de Roberto Carlos, foram os discos mais vendidos em 2013 no Brasil, de acordo com relatório da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Disco) divulgado nesta quarta-feira (19).

    Na terceira posição, ficou "Um Ser Amor", de Paula Fernandes. Os três discos têm em comum o fato de serem EPs (sigla de "extended play"), álbuns com menos faixas e preços mais baixos —cerca de R$ 10.

    Apesar de estarem no topo da lista de mais vendidos, "Já Deu Tudo Certo" e "Remixed", ambos da Sony Music, foram lançados apenas no final do ano passado, com vendas alavancadas pelo período do Natal. O EP de Paula Fernandes, da Universal Music, saiu na metade do ano.

    Victor Moriyama-28.abr.2013/Folhapress
    O padre Marcelo Rossi, autor do disco "Já Deu Tudo Certo", o mais vendido de 2013
    O padre Marcelo Rossi, autor do disco "Já Deu Tudo Certo", o mais vendido de 2013

    A cantora sertaneja também ocupa o quarto (edição de luxo de "Um Ser Amor") e sexto ("Multishow ao Vivo") lugares da lista. A cantora Anitta, com seu álbum de estreia ("Anitta"), lançado pela Warner Music, ficou em quinto lugar.

    A associação divulga apenas o ranking dos álbuns mais vendidos, sem especificar a quantidade de unidades comercializadas nem o faturamento de cada produto.

    A lista ainda inclui, entre os dez mais vendidos no Brasil, os artistas Luan Santana (7º lugar, "O Nosso Tempo É Hoje"), Damares (8º, "O Maior Troféu"), padre Reginaldo Manzotti (9º, "Faça-me Crer") e a banda teen britânica One Direction (10º, "Midnight Memories").

    Já os DVDs musicais mais vendidos no país no ano passado foram, pela ordem, os da turma do Balão Mágico, Luan Santana, Paula Fernandes, Xuxa e da cantora americana Beyoncé (confira ao fim do texto a lista completa).

    CRESCIMENTO DIGITAL

    As vendas de música no Brasil, abrangendo os formatos físicos (CDs, DVDs e Blu-rays) e os digitais, caíram 4,75% em relação a 2012, ainda que o mercado digital tenha aumentado 22,39% —graças, especialmente, ao crescimento de 87,15% nas receitas com downloads tanto de faixas avulsas quanto de álbuns completos.

    Para o presidente da associação, em 2014, o mercado digital brasileiro deve crescer mais com a chegada do serviço de streaming Spotify, ainda sem mês definido. "É o maior player mundial. Isso deve se refletir positivamente aqui." Atualmente, estão disponíveis no Brasil serviços de streaming como Deezer, Rdio e Napster.

    "Existe um potencial grande para a música digital no Brasil. São serviços muito novos aqui, que ainda estão criando seu ecossistema. É um mercado que está nascendo", diz Rosa.

    De acordo com o relatório, o mercado digital representa hoje 36,46% (mais de R$ 136 milhões) do total comercializado em música no país, porcentagem semelhante à do mercado mundial, de 39%.

    QUEDA EM VENDAS FÍSICAS

    A queda na comercialização de formatos físicos foi de 15,5% no país, em comparação com 2012. É o segundo ano consecutivo em baixa. O faturamento foi de R$ 237,7 milhões em 2013, contra R$ 281,4 milhões no ano anterior.

    "Os CDs e DVDs estão vendendo menos no país. Os EPs venderam bem, mas, como têm preço menor, esse sucesso tem menos impacto nas empresas", avalia Paulo Rosa, presidente da ABPD.

    Apesar dos bons resultados com EPs, segundo Rosa, ainda é cedo para dizer se o formato com menos faixas se tornará uma tendência no mercado fonográfico do país. "Esses casos [de 2013] são absolutas exceções, porque vêm de artistas que já têm um grande poder de alavancagem nas vendas."

    NO MUNDO

    Globalmente, a venda digital de músicas cresceu 4,3% no último ano, conforme relatório divulgado na terça-feira (18) pela IFPI (Federação Internacional da Indústria Fonográfica). O número positivo se deve, principalmente, a um maior uso de serviços de streaming. O número de assinantes subiu 51,3% em todo o mundo.

    Apesar disso, o faturamento total do setor fonográfico, de US$ 15 bilhões, representa declínio de 3,9% em relação a 2012. O principal fator da queda foi uma baixa no mercado japonês, o segundo maior do mundo, que encolheu 16,7%. Excluindo-se o Japão, o balanço fecharia com queda de apenas 0,1%, segundo a entidade.

    O álbum mais vendido em todo o mundo em 2013 foi "Midnight Memories", da banda One Direction, com 4 milhões de cópias. "The Marshall Mathers LP2", do rapper Eminem, ficou em segundo, com 3,8 milhões de unidades.

    "The 20/20 Experience", do cantor pop Justin Timberlake, é o terceiro da lista, com 3,6 milhões de discos vendidos, seguido de "Unorthodox Jukebox", de Bruno Mars, e "Random Access Memories", do Daft Punk (ambos com 3,2 milhões cada um).

    *

    Confira a lista dos 20 CDs e DVDs mais vendidos no Brasil em 2013, de acordo com a ABPD.

    CDs MAIS VENDIDOS

    1 - "Já Deu Tudo Certo" (EP), padre Marcelo Rossi - Sony Music
    2 - "Remixed" (EP), Roberto Carlos - Sony Music
    3 - "Um Ser Amor" (EP), Paula Fernandes - Universal Music
    4 - edição de luxo de "Um Ser Amor", Paula Fernandes - Universal Music
    5 - "Anitta", Anitta - Warner Music
    6 - "Multishow Ao Vivo", Paula Fernandes - Universal Music
    7 - "O Nosso Tempo É Hoje", Luan Santana - Som Livre
    8 - "O Maior Troféu", Damares - Sony Music
    9 - "Faça-me Crer", padre Reginaldo Manzotti - Som Livre
    10 - "Midnight Memories", One Direction - Sony Music
    11 - "Canções Mágicas Disney", vários - Walt Disney
    12 - "Te Esperando" (EP), Luan Santana - Som Livre
    13 - "No Coração da Jornada", vários - Sony Music
    14 - "Sambas de Enredo 2014", vários - Universal Music
    15 - "Viva por Mim", Victor & Leo - Som Livre
    16 - "Artpop", Lady Gaga - Universal Music
    17 - "Queremos Deus", padre Fábio de Melo - Sony Music
    18 - "Live in London - At Royal Albert Hall", Jorge & Mateus - Som Livre
    19 - "Teorias", Zezé Di Camargo & Luciano - Sony Music
    20 - "Demi", Demi Lovato - Universal Music

    DVDs MAIS VENDIDOS

    1 - "A Turma do Balão Mágico", Balão Mágico - Sony Music
    2 - "O Nosso Tempo É Hoje", Luan Santana - Som Livre
    3 - "Multishow Ao Vivo", Paula Fernandes - Universal Music
    4 - "Volumes 1 ao 11", Xuxa - Som Livre
    5 - "Life Is But a Dream", Beyoncé - Sony Music
    6 - "Live in London - At Royal Albert Hall", Jorge & Mateus - Som Livre
    7 - "Beyoncé" (versão explicit), Beyoncé - Sony Music
    8 - "SPC 25 Anos", Só Pra Contrariar - Sony Music
    9 - "XSPB 12", Xuxa - Sony Music
    10 - "Queremos Deus", padre Fábio de Melo - Sony Music
    11 - Multishow Ao Vivo 30 Anos - Vida que Segue", Zeca Pagodinho - Universal Music
    12 - "Estação Sambô Ao Vivo", Sambô - Som Livre
    13 - "Daniel 30 Anos - O Musical", Daniel - Sony Music
    14 - "Coleção Brincando com Patati Patatá", Patati Patatá - Som Livre
    15 - "MDNA World Tour", Madonna - Universal Music
    16 - "The Piano Guys", The Piano Guys - Sony Music
    17 - "Villa Mix - 2ª Edição", vários - Som Livre
    18 - "Live In Brazil", André Rieu - Universal Music
    19 - "Papa Francisco no Brasil - A Santa Missa", vários - Sony Music
    20 - "Davi", Crianças diante do Trono - Som Livre

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024