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    Análise: Histórias de famosos ajudam a entender trajetória da moda

    PEDRO DINIZ
    COLUNISTA DA FOLHA

    29/03/2014 03h11

    Mais do que analisar comprimentos, silhuetas e padrões de estilo, para entender o percurso que leva roupas a marcarem uma década, é preciso identificar os ícones que as tornaram populares.

    Os três livros da série "50 Ícones que Inspiraram a Moda", lançada pela Publifolha, esmiúçam as tendências dos anos 1950, 1960 e 1970 a partir do contexto social e histórico em que as celebridades estavam incluídas.

    Escritos pela editora de moda britânica Paula Reed, os livros resgatam personagens como Claire McCardwell, estilista que no pós-guerra aproximou os looks funcionais e sexies das garotas americanas.

    Divulgação
    Capas dos três volumes da série com fotos de celebridades que marcaram cada década
    Capas dos três volumes da série com fotos de celebridades que marcaram cada década

    Até hoje, o fator utilitário das roupas dos anos 1950 é a principal característica da moda produzida nos EUA.

    A "blond ambition" ("ambição loira") Jayne Mansfield também é lembrada. Seu rótulo de "Marilyn Monroe dos pobres" fundou a imagem da loira de seios fartos e curvas definidas que as americanas mais atrevidas, como a popstar Madonna, copiam até hoje.

    Dos anos 1960, década em que estilistas como Yves Saint Laurent e André Courrèges fizeram fama, há referências que vão da primeira top model, Twiggy, ao baile que o jornalista Truman Capote armou para comemorar o sucesso de seu livro "A Sangue Frio".

    Na festa, ele "fez 500 amigos e 15 mil inimigos", diz a obra de Reed. Entre os convidados estava o casal Frank Sinatra e Mia Farrow. A atriz lançou ali o corte de cabelo "pixie", curtíssimo, visto no filme "O Bebê de Rosemary".

    Já as "hot pants" das aeromoças da Southwest Airlines, os "mullets" de Linda e Paul McCartney e o casal "glam" Angie e David Bowie são lembrados como alguns dos elementos mais radicais da moda dos anos 1970.

    O mérito de Paula Reed com esta série, lançada originalmente no Reino Unido, em 2012, é fugir da superficialidade dos glossários de moda sem ser prolixa.

    50 ÍCONES QUE INSPIRARAM A MODA
    AUTOR Paula Reed
    EDITORA Publifolha
    TRADUÇÃO Laura Schichvarger
    QUANTO R$ 29,90 cada livro (112 págs.)

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