• Ilustrada

    Wednesday, 26-Jun-2024 02:30:10 -03

    'O Lobo Atrás da Porta' é o único filme brasileiro em festival de Nova York

    GUILHERME GENESTRETI
    DE SÃO PAULO

    03/04/2014 03h16

    De hoje até o dia 11, o cinema latino terá vitrine privilegiada do outro lado da fronteira. A 15ª edição do Havana Film Festival New York exibe 45 produções latinas em três cantos da cidade americana: Manhattan, Bronx e Queens.

    A mostra, que abriga duas sessões competitivas (ficção e documentários), é um tradicional panorama contemporâneo de filmes feitos por e sobre países da América Latina.

    Fora da competição, o argentino "O Médico Alemão", de Lucía Puenzo, que reconstrói de maneira fictícia uma passagem do nazista Josef Mengele pela Patagônia, e o mexicano "Heli", de Amat Escalante, sobre o narcotráfico, ganharão exibições especiais.

    Divulgação
    Leandra Leal em cena do filme 'O Lobo Atrás da Porta'
    Leandra Leal em cena do filme 'O Lobo Atrás da Porta'

    Segundo a colombiana Diana Vargas, diretora artística da mostra, a ideia era buscar filmes que fugissem dos estereótipos latinos, "de mulheres voluptuosas e gente barulhenta", e outros de países com pequena produção, como os da América Central.

    Neste ano há também recorde de filmes de Cuba (24, no total). A seleção inclui "Histórias da Revolução" (1960), de Tomás Gutiérrez Alea, e "Chamaco" (2010), de Juan Carlos Cremata, sobre a vida gay na noite de Havana.

    O também cubano "Conducta" abre a mostra competitiva de ficções. O filme de Ernesto Daranas, que encheu as salas de cinema em seu país no começo do ano, trata da relação entre um aluno marginalizado e sua professora.

    Único representante do Brasil, "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra, concorre com nove ficções pelo prêmio de melhor filme e será exibido amanhã, no Museum of the Moving Image.

    O longa, que sai em maio no Brasil, já ganhou prêmios em Miami, Rio, Havana e San Sebastián.

    "Eles ficam impactados quando descobrem que se baseia numa história real, o que é a parte mais cruel do meu filme", diz Coimbra sobre o público americano.

    A programação completa do festival pode ser conferida no site www.hffny.com.

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024