• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 06:51:34 -03

    Música do Red Hot Chili Peppers era usada para tortura, diz Al Jazeera

    DE SÃO PAULO

    11/04/2014 13h08

    A execução repetida de uma música da banda de rock Red Hot Chili Peppers foi uma técnica usada na base americana de Guantánamo, em Cuba, segundo informações de um interrogador da prisão ao site americano da rede da TV "Al Jazeera".

    O funcionário americano, que não quis se identificar, afirmou nesta semana que esta era uma técnica de tortura usada pela CIA (agência de inteligência dos EUA) durante o governo George Bush (2001-2009). Um prisioneiro chamado Zayn al-Abidin Muhammad Husayn Abu Zubaydah foi uma das pessoas submetidas à exposição prolongada da música do grupo californiano, segundo a mesma fonte.

    Avener Prado/Folhapress
    Show da banda Red Hot Chili Peppers na arena Anhebi, em São Paulo, em 2013
    Show da banda Red Hot Chili Peppers na arena Anhebi, em São Paulo, em 2013

    As informações foram reveladas após um comitê do senado americano aprovar a divulgação de um relatório, de 6.600 páginas, que fala sobre procedimentos em interrogatórios depois do 11 de Setembro.

    Segundo o site Huffington Post, esta não é a primeira vez que rock é usado em sessões de tortura. No começo deste ano, a banda canadense Skinny Puppy teve conhecimento de que sua música era tocada em Guantánamo. A questão inspirou o último disco do grupo, "Weapons".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024