• Ilustrada

    Thursday, 02-May-2024 07:37:05 -03

    Crítica: Forastieri encadeia reflexões com ajuda de grandes desgraças pop

    DO EDITOR-ASSISTENTE DA "ILUSTRADA"

    18/04/2014 03h18

    Contar a história do rock só a partir de desgraças: ídolos que morrem ou se matam, bandas que acabam, inocência que se perde, revistas que fecham, lojas de discos às moscas e outras coisas igualmente lamentáveis.

    Ideia pretensiosa, mas combina com o jornalismo cultural iconoclasta que André Forastieri sempre praticou.

    Para transmitir suas certezas sobre o mundo pop, cultivadas atuando como jornalista, criador de revistas e sites e empresário, Forastieri não hesita em, literalmente, chutar cachorro morto.

    Zé Carlos Barretta/Folhapress
    O jornalista André Forastieri na sede da Rede Record, na zona oeste de São Paulo
    O jornalista André Forastieri na sede da Rede Record, na zona oeste de São Paulo

    Dedica um capítulo à figura patética de Ronnie James Dio (1942-2010), cantor de heavy metal que classifica como feio e fracassado. Nessas páginas, diz mais sobre a essência do gênero pesado do que algumas biografias quilométricas do Led Zeppelin.

    O autor se alinha a pesquisadores que defendem ser a história feita nas rupturas, nas crises. Ele usa cada nuvem negra no céu do pop para demolir ideias bacaninhas antes aceitas sem contestação.

    O leitor consegue perceber diferentes "Forastieris".

    Quando fala do Clash, aparece o garoto encantado com heróis de guitarra nas mãos.

    Quando fala de Kurt Cobain (1967-1994), transparece alguém ao mesmo tempo atraído e intrigado diante de um ídolo que tem praticamente a mesma idade do jornalista.

    Quando o assunto é a chamada "nova MPB", quem escreve é o tiozão bravo com meninos supervalorizados.

    Em todos esses, um crítico contundente, sem preocupação em agradar. Isso não é pouco. (THALES DE MENEZES)

    O DIA EM QUE O ROCK MORREU
    AUTOR André Forastieri
    EDITORA Arquipélago Editorial
    QUANTO R$ 29,90 (182 págs.)
    AVALIAÇÃO bom

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024