• Ilustrada

    Sunday, 05-May-2024 05:48:37 -03

    Obama e Dilma lamentam morte de García Márquez

    DE SÃO PAULO
    DE BRASÍLIA

    17/04/2014 19h27

    A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (17) que "os personagens singulares" e a "América Latina exuberante" do escritor colombiano Gabriel García Márquez "permanecerão marcados no coração e na memória de seus milhões de leitores".

    "Foi com tristeza que soube da morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Dono de um texto encantador, Gabo conduzia o leitor pelas suas Macondos imaginárias como quem apresenta um mundo novo a uma criança", disse Dilma em sua conta oficial no Twitter.

    O escritor colombiano Gabriel García Márquez morreu nesta quinta-feira por volta de 12h do horário local, aos 87 anos, em sua casa, no México. O autor lutava contra a reincidência de um câncer que atingia seus pulmões, gânglios e fígado. Já bastante debilitado, ele recebia tratamento paliativo em casa.

    Confira abaixo algumas das reações de políticos à morte de García Márquez.

    *

    ""Foi com tristeza que soube da morte do escritor colombiano Gabriel García Márquez. Dono de um texto encantador, Gabo conduzia o leitor pelas suas Macondos imaginárias como quem apresenta um mundo novo a uma criança. Seus personagens singulares e sua América Latina exuberante permanecerão marcados no coração e na memória de seus milhões de leitores."
    DILMA ROUSSEFF, presidente do Brasil, no Twitter

    "Querida Mercedes: o mundo, e em particular os povos de nossa América, perdemos fisicamente a um intelectual e escritor paradigmático. Os cubanos, um grande amigo, íntimo e solidário. A obra de homens como ele é imortal."
    RAÚL CASTRO, ditador de Cuba, em mensagem à mulher do escritor

    "Mil anos de solidão e tristeza pela morte do maior colombiano de todos os tempos. Solidariedade e condolências à Gaba [mulher dele] e família. Os gigantes nunca morrem."
    JUAN MANUEL SANTOS, presidente da Colômbia, no Twitter

    "Com a passagem de Gabriel García Márquez, o mundo perdeu um de seus maiores escritores visionários —e um dos meus favoritos de quando era jovem. Afetuosamente conhecido por 'Gabo' por seus milhões de fãs, ele ganhou reconhecimento internacional com sua obra-prima 'Cem Anos de Solidão'. Uma vez, eu tive o privilégio de conhecê-lo no México, onde ele me deu uma cópia do livro com uma dedicatória, que eu guardo com carinho até hoje. Como um colombiano orgulhoso, um representante e uma voz do povo das Américas, e como um mestre do gênero do 'realismo mágico', ele inspirou muitos, muitos outros —algumas vezes, até mesmo a pegarem a caneta por si próprios. Eu ofereço meus pensamentos à sua família e seus amigos, os quais eu espero que se consolem com o fato de que a obra de Gabo seguirá vivendo por muitas gerações."
    BARACK OBAMA, presidente dos Estados Unidos, em nota oficial, escrita em espanhol

    "Em nome do México, expresso meu pesar pelo falecimento de um dos maiores escritores do nosso tempo: Gabriel García Márquez. Com sua obra, García Márquez tornou universal o realismo mágico latino-americano, marcando a cultura do nosso tempo. Nascido na Colômbia, por décadas fez do México seu lar, enriquecendo nossa vida nacional."
    ENRIQUE PEÑA NIETO, presidente do México, no Twitter

    "Gabriel García Márquez foi um extraordinário escritor, um exímio jornalista, um grande militante das causas democráticas populares e um símbolo para todos nós da América Latina e do mundo. Em seus livros ele retratou com grande talento a realidade e a magia do povo latino-americano. Ele que foi o primeiro colombiano a receber o Prêmio Nobel de Literatura, representou a América Latina em suas obras e por onde passou. Manifestamos nossa solidariedade aos parentes, amigos e milhões de admiradores do nosso querido Gabo."
    LULA E MARISA LETÍCIA, ex-presidente e ex-primeira-dama do Brasil, em nota oficial

    "A partir de agora, cem anos de solidão e muitas memórias de minhas putas tristes..."
    JEAN WYLLYS, deputado federal (PSOL-RJ), no Twitter

    "Um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se. Gabriel García Márquez"
    GABRIEL CHALITA, deputado federal (PMDB-SP), no Twitter

    "A América Latina e o mundo inteiro sentiram a partida desse sonhador. Descanse em paz, Gabriel García Márquez, lá em Macondo."
    OLLANTA HUMALA, presidente do Peru, no Twitter

    "Nos deixou Gabo, teremos anos de solidão, mas ficam suas obras e seu amor pela 'Patria Grande'. Até a vitória sempre, Gabo querido!"
    RAFAEL CORREA, presidente do Equador, no Twitter

    "Sem Gabriel García Márquez, o mundo fica menos criativo e mágico e a literatura, órfã de um dos seus mais ilustres representantes. A obra de Gabriel García Márquez traduz a grandeza da cultura latino-americana e continuará a encantar as gerações futuras."
    GERALDO ALCKMIN, governador de São Paulo (PSDB), no Twitter

    "Ele capturava a dor e a alegria de nossa humanidade comum, em cenários reais e mágicos."
    BILL CLINTON, ex-presidente dos Estados Unidos, em nota

    "Gabriel García Márquez embalou toda uma geração com seus clássicos. Fez parte de um grupo de escritores que levou a América Latina para o Mundo. Seu compromisso com os mais pobres, contra as injustiças da desigualdade, foi inspirador. Sua obra fica para a eternidade, como um exemplo do quão alto o talento humano pode chegar."
    MARTA SUPLICY, ministra da Cultura, em nota oficial

    "O que importa na vida não é o que aconteceu com você, mas o que você lembra e como lembra" Viva, Gabriel Garcí­a Márquez! (1927/2014)"
    PAULO COELHO, escritor, no Twitter

    "Gabriel García Márquez é um gigante da literatura que deu brilho mundial ao imaginário de todo um continente. Mestre do realismo fantástico, recriou em seus romances barrocos e poéticos uma América Latina sonhada e deu à literatura hispânica uma de suas maiores obras-primas, 'Cem Anos de Solidão. Seus artigos de jornalista comprometido e seu infatigável combate contra o imperialismo o transformaram em um dos intelectuais sul-americanos mais influentes de nosso tempo"
    FRANÇOIS HOLLANDE, presidente da França

    "Um grande escritor e pensador nos deixou, fiel até o fim aos ideais do humanismo e da justiça. Um amigo próximo da Rússia."
    VLADIMIR PUTIN, presidente da Rússia

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024