• Ilustrada

    Monday, 29-Apr-2024 11:56:08 -03

    Relembre a obra de García Márquez por meio do Acervo Folha

    DE SÃO PAULO

    18/04/2014 00h16

    Morto nesta quinta-feira (17), aos 87 anos, em sua casa no México, o escritor colombiano Gabriel García Márquez publicou diversos livros que marcaram a literatura mundial.

    A Folha acompanhou a carreira do autor vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1982 e destacou suas obras ao longo do anos, com reportagens sobre os lançamentos, entrevistas, resenhas e pensatas.

    Em 1981, reportagem da "Ilustrada" registrou o momento em que García Márquez rompeu uma autoimposta greve literária para lançar "Crônica de uma Morte Anunciada", já morando no México, onde se exilou por discordar do cenário político colombiano.

    Dois anos depois, a Folha trouxe na seção "Primeira Leitura", fragmentos de "Cheio de Goiaba", novo romance do autor, junto de um depoimento seu.

    Quando lançou no Brasil "O Amor nos Tempos de Cólera", em 1986, Gabo —como o escritor era conhecido— falou à Folha. Na entrevista, falou da inspiração paterna, que apareceu na obra por meio da profissão do principal protagonista do tomo, um telegrafista.

    Inspirado pelo filme do chileno Miguel Littin, García Márquez escreveu o livro "A aventura de Miguel Littín Clandestino no Chile", novamente, a Folha trouxe um trecho da obra.

    Em "O General em Seu Labirinto", seu romance posterior, no fim da década de 1989, o colombiano narrou a morte do líder sul-americano Simón Bolívar.

    Mais uma vez a Folha adiantou trechos de um lançamento de Gabriel García Márquez, em 1992, a obra em questão era a coletânea de contos "Doze Contos Peregrinos", em dezembro do mesmo ano.

    Dois anos depois, quando lançara "Do Amor e Outros Demônios", o autor concedeu nova entrevista à "Ilustrada", onde falou sobre a pirataria literária e do seu recente livro, entre outros temas. O romance ganhou resenha alguns meses depois nas páginas do caderno "Mais!".

    Em 1996, Márquez experimentava novo êxito editorial com "Notícia de um Sequestro", que mesclava literatura e jornalismo.

    Um ano depois, foi alvo de artigo do autor Harold Bloom, intitulado "A Bíblia Márquez", que tecia comparações de sua obra a outros cânones da literatura, como Faulkner e Kafka.

    Dez anos após seu último romance, "Do Amor e Outros Demônios", ele retomou o gênero com Memória de Minhas Putas Tristes", em 2004, que saiu com tiragem de um milhão de exemplares na América Latina e na Espanha.

    Anos depois, a reunião de crônicas, resenhas, reportagens, contos e perfis escritos por Gabriel García Márquez lançados sob o nome de "Gabo Periodista" (Gabo jornalista), em 2012, também mereceu reportagem da "Ilustrada".

    Fale com a Redação - leitor@grupofolha.com.br

    Problemas no aplicativo? - novasplataformas@grupofolha.com.br

    Publicidade

    Folha de S.Paulo 2024